sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O silêncio na amizade

O silêncio é o avalista da grande amizade.

Quando há constrangimento no silêncio, na pausa que encerra um assunto, desconfio que não há grande amizade. O que não chega a ser ruim, pois é com pequenas e grandes amizades que enriquecemos a vida. Mas não há dúvidas: quando o silêncio deixa de configurar um drama e a mente não precisa trabalhar de forma alucinada à procura de uma frase qualquer, estou diante de uma grande amizade.

Acredito que todos tenhamos bem mais amizades pequenas do que grandes. Acumulamos amizades superficiais (sem o tom pejorativo normalmente atribuído ao termo) de acordo com a nossa habilidade e pré-disposição. E se os grandes amigos são os que fazem a vida valer a pena, os pequenos amigos quebram um bom galho na ausência quase sempre frequente e inevitável destes senhores. Com sua parceria, amenizam o silêncio das grandes ausências, que também avalizam a grande parceria.

O único problema das pequenas amizades é que elas nos exigem estar sempre driblando o silêncio. E o quebramos com um novo tema qualquer, o mais banal, apenas para cumprir tabela. A quietude, que tanto aprendemos a respeitar na presença dos grandes amigos, há de ser feridacom uma bobagem qualquer apenas pela nossa insegurança diante da nova amizade. Tem que se ter sempre um assunto, ser legal e eloquente.

Se derrotados pelo silêncio, eu e meu pequeno amigo estaremos condenados a achar um ao outro entediantes, ou a duvidar da nossa própria capacidade de fazer amigos. Tudo porque o silêncio ainda depõe contra essa pequena amizade. E avaliza as que a ele resistem.

10 comentários:

  1. Admiro muito essa capacidade de tornar uma circunstância comum em tema de um texto e, mais ainda, captar em meio a tantas situações, particularidades que nos fazem sentir dentro do mesmo barco...
    "Quando o silêncio deixa de configurar um drama e a mente não precisa trabalhar de forma alucinada à procura de uma frase qualquer, estou diante de uma grande amizade".
    Sem dúvida, é uma grande constatação...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, transformar circunstâncias comuns em tema de textos é o que mais tento fazer e quero aprender, mas acho que eu não tinha racionalizado isso...ehehe. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero, número e grau.
    E muito bom texto! Parabéns!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Eduardo!

    Um abraço no amigo leopoldense.

    ResponderExcluir
  5. Cabe um silêncio aqui agora?!rs
    Saudade de ti por perto. Grande texto!

    ResponderExcluir
  6. Cabe sim, e cai bem...heheh.
    Saudade grande!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Pois é primuxo, não importa o grau de amizade, mas é sempre importante termos amigos e o silêncio, este sim, é avalista ao meu ver de muitas situações cotidianas, como bem frisado por ti neste texto, inclusive da amizade!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Concordo em gênero, número e grau - como disse o Eduardo.

    E acrescento que não há nada como aquela sensação gostosa de bem-estar ao lado dos amigos em silêncio. Ô coisa boa!! :)

    Oh, agora vou começar a soltar o verbo também... Virei "colunista" do blog da minha irmã, até que eu deixe a preguiça de lado e faça meu próprio blog :P
    Dá uma passada lá!

    http://milfacesdejuliana.blogspot.com

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Que massa! Claro que eu vou acompanhar tua coluna, Camila! Te puxa lá...eheehe

    E divulga bem. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir