sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Insônia

Tenho minhas noites de insônia. Muitas, até. Mas não diria que sofro de insônia, pois, embora suas consequências atrapalhem um pouco o meu dia seguinte, ela me rende momentos muito produtivos, em que muitas das coisas que o dia obscurece, curiosamente,de noite se esclarecem.

Bons textos meus são frutos de noites insones. Forjados no celular, em folhas de cadernos antigos ou até no verso de documentos importantes.

Também tomo decisões importantes enquanto o sono nãose apresenta. Geralmente esqueço delas no dia seguinte, mas ainda assim, são importantes, definitivas, dou novos rumos para minha vida esperando pelo sono. E quando ele vem, leva embora.

Vejo o filme da minha vida quase todas as noites. E sempre parece um filme novo, por mais que se repita.

Não sei vocês, mas a euforia me deixa mais insone que a depressão. Quando estou triste, durmo fácil. Não me empolgo para fazer planos, lembrar bons momentos, tomar decisões, nem escrever. Se estou feliz, fico inquieto, de mente (sem trocadilhos) e corpo. E então,custo a dormir.

Dormir é bom. E com preliminares é ainda melhor.

6 comentários:

  1. Eu, dorminhoca de carteirinha, sempre achei inconcebível esse negócio de insônia. No entanto, sinto ela chegando cada vez mais perto de mim.
    E pelo mesmo motivo que tu: euforia, planos, atividades, coisas que mal posso esperar para fazer.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, logo que deparamos com a insônia, ela parece que vai acabar conosco. Mas dá pra se acostumar e usufruir aquilo que ela traz de bom, que é muita inspiração.

    ResponderExcluir
  3. Meus momentos de inspiração estão nos dias em que estou com raiva! Sou ótima brava! E quando não sei mais o que falar pra extravasar o nervosismo, me tranco no quarto e escrevo. Cadernos velhos, bloquinhos, folhas avulsas na gaveta.. Estão cheias de textos totalmente inspirados! Porém impublicáveis! Antes de dormir, sobram apenas 10 minutos de pensamentos viajantes, geralmente sobre as bobagens que falei durante o dia! Não conheço insônia.. hehe

    ResponderExcluir
  4. Haha. De praxe eu vir aqui e dizer que me identifiquei com o texto, né?
    Beijo, Thaís.

    ResponderExcluir
  5. Definitivamente, a insônia é uma coisa que não me acontece (acho que quando ela pensa em chegar eu já estou dormindo). Mas pra mim tb é assim: em dias (ou noites) de grande euforia o sono demora um pouquinho mais que o normal pra chegar e a cabeça fica povoada de bons e variados pensamentos.
    Bom, na verdade, como já disse, tenho pouco a dizer sobre as preliminares do meu sono e adoro que seja assim! hehe...

    ResponderExcluir
  6. A insônia me foi apresentada este ano. Sinceramente não gostei muito do seu semblante, mas não pude evitar a apresentação nem que ela se instalasse definitivamente em minhas noites. Os olhos parecem carregar o deserto do Saara, o corpo quer e precisa se entregar mas essa mania de estar adulta não deixa. Engraçado que, realmente, ás 5 e 15 da manhã, os problemas encontram sozinhos a sua solução... e eu vejo o tempo que perdi, podendo estar ao lado de Morfeu (com ou sem preliminares hehe). Angela T.

    ResponderExcluir