terça-feira, 29 de junho de 2010

O chato e suas respostas

Acredito que, quando se tem uma tese, uma filosofia de vida, acredita piamente em algum sistema, alguma ideologia, deve-se tentar não se apaixonar por ela. Não importa se você é católico, místico, espírita, hippie, comunista, o que for. Que sua ideologia sirva a você, não sirva você a ela. Não há porque reduzir o mundo, tão lindamente complexo, a meia duzia de teses.

Qualquer um que acredite cegamente nos princípios de uma forma de pensar tende a se tornar logo insuportável, fadado ao isolamento. Sabe aquele chato, fanático, que resume o mundo em meia dúzia de verdades absolutas que sua crença oferece? Todos já encontramos um. São boas pessoas, geralmente. Uma pena serem tão irritantes com suas frases prontas.

Quase todos os dias, sou moralmente obrigado a escapar de alguma discussão, apenas porque o interlocutor insiste em oferecer explicações sobre qualquer coisa, dentro daquilo que ele acredita, sem aventurar-se um mísero passo fora da linha. Para estes que desmontam qualquer tentativa de argumento, resumindo o mundo a simplificações, que podem ser energias, espíritos, astros, burguesia ou conspirações, todo o resto é bobagem e perda de tempo. Maniqueístas, sempre dão um jeito de classificar o bom e o mau.

A estas pessoas, imponho apenas a minha cara de paisagem. Não sou contra as ideologias, mas sim às suas distorções, que são os fanatismos. Sou a favor da busca de respostas para a vida, mas sou contra as respostas. Respostas são pretensiosas, encerram questões que não são simples como 2+2. Vou sempre preferir versões, hipóteses, teorias e argumentos. Às favas com as verdades.

3 comentários:

  1. ...

    Sem palavras... as tuas são mais do que suficientes!

    ...

    ResponderExcluir
  2. puuxa, exagero teu, mas obrigado, Cláudia!

    ResponderExcluir
  3. uma vez li (não faço idéia de onde foi) um lance legal que vem de encontro ao que tu descreveu aí:
    "não tenho vergonha de mudar de idéia... afinal, não tenho vergonha de pensar."

    ResponderExcluir