domingo, 6 de março de 2011

A banda

De algumas passagens da vida, só saberemos da real importância que tiveram muito tempo depois. Isso se nos dispusermos a descobrir, naturalmente.

Exemplo: Tive uma banda de rock na adolescência. Não resistiu a essa fase. Ficou lá no início da década passada e hoje repousa na memória. Mas finalmente vejo que aquela singela aventura roqueira influenciou em cada aspecto do que é minha personalidade hoje. E me deixou um valioso legado afetivo.

Quando se tem uma banda, se faz muitos amigos. Sempre há um monte de bandas iniciando ao mesmo tempo, e com isso abre-se um novo círculo social, assim como a turma da escola, da vizinhança, do futebol (mais tarde agregamos a turma do bar, do trabalho, da faculdade).

O adolescente que toca (ou canta) em uma banda dificilmente afunda na timidez quando adulto. Subir em um palco com muito mais pessoas para lhe julgar do que para aplaudir requer uma cara de pau que poucas situações irão exigir futuramente.

A banda ensina a importância da repetição, o valor da insistência incansável quando se busca melhorar em algo. As melhores bandas que conheço nunca estão satisfeitas com o som que tocam.

Ter banda também é ter alguns amigos unidos como jamais estariam; É ter aquela impressão de proximidade com nossos ídolos; É investir tempo, dinheiro e energia sem esperar retorno. E é mais tarde aprender que, de alguma forma, tudo valeu a pena.

13 comentários:

  1. Uma dúvida: qual era a tua função na banda? Nunca comentou isso.. pelo menos não comigo.. hehe

    ResponderExcluir
  2. Ahh...eu era vocalista! Eu não comento justamente pra poder lançar as novidades em primeira mão no blog...hahaha

    ResponderExcluir
  3. Poisé... Não vou poder deixar de comentar...
    Se hoje eu sou desse jeito que muitos não gostam, que falo tudo na cara dura é por que também fui vocal em uma banda um tempo de minha vida. Adorei essa fase da minha vida! Expor algo seu para diversas pessoas faz uma boa diferença na formação da personalidade de uma pessoa,hoje incentivo meus alunos a apresentarem canções e trabalhos para os colegas, desejo que todos eles tenham esse toque especial em sua personalidade.

    ResponderExcluir
  4. Uma experiência e tanto, diga-se de passagem.
    Bons tempos!
    Aquele abraço, velho!

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei com isso tdo que tu escreveu. Acho que posso até dividir minha vida entre antes e depois da primeira banda... hehe
    É uma experiência muito muito especial!

    Beijo pra ti, Andrei! ...e pra todos os integrantes da extinta Abençoado Balcão Society XD hehehe

    ResponderExcluir
  6. Juliano, Angelo, Stephania, obrigado por compartilharem estas boas lembranças. Fase muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Como eu queria saber tocar alguma coisa (ou cantar) para poder ter essas recordações! Mas esse dom passou longe de mim, hehe...

    ResponderExcluir
  8. Bah, acho que nunca vi tua banda se apresentando. Poxa, perdiii! Até hoje, só vi a Stê cantando e o Ju tocando. Tá na hora de tu fazer um showzinho aí pros amigos. Hehehehe

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  9. Pô, Camila! Onde tu andava lá pelos idos de 2002, 2003?! heehhe.

    Vários showzinhos memoráveis nas festas na casa do Juliano, no extinto Alkatraz e casas noturnas de Três Coroas! Bons tempos...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. eu fui fotógrafo da banda!! e olha que naquele tempo as câmeras nem eram digitais heim... haha

    ResponderExcluir
  11. Bahhh...pior! Tanto que ainda guardo as fotos todas num álbum da Kodak...ahaha.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, Andrei, além de toda a diversão recebida em troca, depois ainda somos capazes de perceber que a experiência foi muito mais :). Saudade de ler teus textos que, como sempre, estão muito bons!

    ResponderExcluir