segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Contar histórias

Não sei dizer o que move outros profissionais no exercíco de seus trabalhos, em suas respectivas áreas. Creio que o médico, por exemplo, seja movido pelo prazer de chegar em casa com a sensação de que ajudou alguém, de que talvez tenha salvo uma vida. E nessa noite ele dorme bem e feliz.

Quanto ao jornalista, acho que nosso motor é a perspectiva de contar uma boa história. Temos uma boa noite de sonho quando estamos envolvidos em uma pauta (como chamamos os assuntos que irão virar notícia) que irá despertar grande interesse, uma história que as pessoas precisam conhecer, e que bom que elas terão conhecimento pelo nosso ponto de vista.

Desde as primeiras reportagens que escrevi, lá no Portal3, vivia noites de muita expectativa com os assuntos que estava apurando. Assuntos pequenos, de interesse restrito, mas bem curiosos. Teve a invasão nordestina no campus (no bom sentido); a vida dos professores de jornalismo que tentam (ou desistem de) conciliar a vida na redação com a acadêmica; a investigação sobre o que deveria mudar no mercado para os jornalistas após a queda da obrigatoriedade do diploma.

Enquanto apurava e escrevia todas elas, pensava em poucas coisas que não fossem relacionadas a estes temas. A forma como a reportagem envolve o repórter é um dos baratos da profissão, embora a constante frustração com um assunto que rende menos que o esperado seja inversamente proporcional.

Essa semana, por exemplo, apareceu uma história legal pra contar. Comecei hoje a colher algumas informações bem preliminares, ir atrás dos primeiros contatos, esboçar as primeiras linhas. Até quinta terá que estar pronta. Até quinta, eu e essa história somos um só.

De hoje até quinta, andarei por aí tentando conter o sorriso do cara que tem uma história pra contar.

6 comentários:

  1. Já estava me esquecendo dessa sensação. É um estímulo para quem só pensa em acabar o curso. Toca o barco, compa. O texto ficou massa!

    ResponderExcluir
  2. Oba, amanhã então já ficaremos sabendo na novidade!!
    Muito ansioso?! :D

    ResponderExcluir
  3. Apesar de querer ficar afastada temporariamente deste nada imparcial blog (leia-se tricolor demais para meus ultimamente traumatizados olhos), fiquei curiosa e terei de voltar... Por que essa foto aí de cima tá de doer!!...

    ResponderExcluir
  4. Pois é, esqueci de mencionar que a ansiedade é outra parte importante desta motivação que temos por contar histórias. Tô bastante ansioso, sim!

    A princípio seria publicada domingo, mas acho que vai sair amanhã. Estará aqui tb!

    ResponderExcluir
  5. Que privilégio ver essas histórias se construírem desde o berço ;)
    Saudade sempre.

    ResponderExcluir
  6. Teremos que esperar mais um pouquinho...eheheeh. Mas vai rolar!

    ResponderExcluir