quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Meus livros preferidos

8º – Pergunte ao pó, de John Fante

John Fante, escritor que inspirou nada menos do que Charles Bukowski, conseguiu, em Pergunte ao Pó, criar o personagem mais próximo de um ser humano a literatura já me apresentou. O ítalo-americano Arturo Bandini é como um amigo meu, sei tudo sobre ele, compreendo suas atitudes, rio das suas frases espirituosas e sacadas geniais, principalmente dirigidas a bem esculpidas garçonetes mexicanas.

Escritor fracassado - mas que esporadicamente emplaca um conto em alguma revista barata e consegue uns trocados - e que, quando o leitor/amigo acha que ele vai ficar numa boa, torra toda a grana que recebeu em um terno novo ou no vinho mais caro que consegue encontrar. E volta para a pobreza, que o leva a uma enorme reflexão quanto a se deve ou não roubar uma garrafa de leite do leiteiro quando este estiver fazendo entregas pela vizinhança.

Mesmo tendo apenas um texto de relativo sucesso literário, intitulado O cachorrinho riu, Bandini se considera o maior escritor vivo desde James Joyce. Nutre um certo desprezo por autores contemporâneos a ele. Vai até a igreja se desculpar com Deus por ser ateu, pedindo que, uma vez que Ele exista, apenas faça a mãe dele feliz, “pois ela se preocupa tanto”.

Nem só em Pergunte ao Pó, que é de 1939, encontramos Bandini. Ele também está em Espere a primavera, Bandini (óbvio), O Caminho e Los Angeles, entre outros. Todos ótimos, dramáticos e cômicos na mesma medida.

Há uma adaptação para o cinema de Pergunte Ao Pó, com o Collin Farrell e a Salma Hayek. É bem razoável, mas não mais do que isso. Fique sempre com o livro.

Obs: Piada que li por aí: após a ocupação policial no Complexo do Alemão, Bandini, ao invés de perguntar ao pó, terá que perguntar ao Bope. As letras também rendem um bom humor.

3 comentários:

  1. Opa, hoje tive meu primeiro contato com o blog. Demorei mas gostei, continue com o bom trampo camarada. Abraço do amigo Yoshi.

    ResponderExcluir
  2. ah, e visite meu blog tb, http://ocarambola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Grande Mateus, valeu a visita, velho. Dei uma espiada n'ocarambola já. Muito massa! Abração

    ResponderExcluir