quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Inspiração malandra

Foi obra do acaso, mas juro que descobri a melhor forma de encontrar inspiração. Deu tão certo, que vai virar modus operandi deste blogueiro. Tem tudo para ser o fim dos documentos do Word em branco olhando pra mim. A técnica é simples: desligar o notebook do carregador, deixando-o só na bateria.

É incrível. A inspiração vai subindo enquanto o medidor do status da bateria desce. Quando se torna só um quase imperceptível risquinho azul, o escritor vive momentos de Vinicius de Moraes. Palavras e ideias enfim se encontram umas com as outras na mente do autor, que mal dá conta de tecê-las para o blog, ou o que quer que seja.

Agora, por exemplo, tenho 23 minutos para terminar este texto. Em condições normais, diria “só 23 minutos”. Mas com a bateria se esvaindo, e com ela minha chance de terminar a crônica, esse mesmo tempo pede até um pequeno intervalo, pra relaxar.

É bom salientar que este método requer um pacto de grande sinceridade do escritor consigo mesmo: sob hipótese alguma ele irá buscar o carregador - onde quer que este esteja - após o último suspiro da bateria.

Acredito que essa fórmula não sirva apenas para o parto do texto, mas sim que se aplique a qualquer trabalho realizado em frente ao computador. Por isso, mais do que um relato pessoal, fica a dica para todos os amigos leitores: uma bateria que se esvai resolve o problema.

5 comentários:

  1. bateria de notebook = deadline de blogueiro

    ResponderExcluir
  2. O post ficou sem ponto final porque acabou a bateria do note?!
    Haheuahea

    Boa essa idéia. Eu faço isso com meus trabalhos. O meu resultado, porém, é o inverso do teu! HAHAHAHA.. O bom é que os professores da Ucs não são lá muito exigentes :P

    ResponderExcluir
  3. Opa, boa observação! Vou lá colocar o ponto final e já volto! hehehe

    ResponderExcluir