terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Os menores prazeres do mundo

Numa dessas de clicar em qualquer link que aparece na frente, de forma quase automática, acabei descobrindo uma idéia muito legal.

Trata-se de um site que lista “1000 coisas fantásticas”. É o site que promove um livro com o mesmo nome, em inglês. Aliás, todo o conteúdo está em inglês. Mas o interessante é a ideia. Pois são listadas coisas muito simples, triviais, corriqueiras, mas que fazem do dia-a-dia uma coisa tão imperceptivelmente maravilhosa.

Por exemplo, estar sentado na primeira mesa que é chamada para se servir num jantar de casamento (item 992); alimentos que requerem uma pilha de guardanapos (972); dormir com uma perna coberta e outra descoberta (717); fazer uma pessoa rir quando ela está de boca cheia (700); voltar para a cama quentinha depois de ir fazer xixi no meio da noite (810); cheiro de lápis (805); atores feios (883).

Não sou um adepto da literatura de autoajuda, nem sei se é este o propósito do tal livro, mas só a ideia já me autoajudou muito. Poder pensar em vários detalhes dos detalhes que me deixam mais feliz, sem que eu nem perceba. Belas panturrilhas femininas, por exemplo. Vê-las andando pela rua me causa um singelo ar de contentamento.

E a cerveja em promoção? A pilha de roupas dobradas pela mãe no guarda-roupas? O cheiro de livro novo? Não mudam a vida de ninguém, mas são sensações de alegria tão intensas quanto efêmeras, e que estão aí, no dia-a-dia, passando desapercebidas. Estamos sendo felizes sem notar, tendo milhares de sensações boas num único dia.

Agora mesmo, vou me divertir elaborando mais uma lista. A dos menores prazeres da minha vida. Um dia publico.

4 comentários:

  1. A-D-O-R-O cheiro de livro novo e cerveja em promoção! Já as panturrilhas femininas, bem, essas eu passo... hehehehe :P

    Tu e teus sites "1000" alguma coisa... Foi tu que descobriu também os 1000 álbuns para baixar, né?! Da-lhe Andrei, sempre descobrindo alguma coisa nova aí e compartilhando com a turma!

    Ficarei no aguardo (e na curiosidade) pra ver tua lista, hehehe.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Bahhh...eu mal tinha começado a baixar os álbuns e tiraram o tal site dos 1001 álbuns do ar. Mas já recomecei as buscas!

    Falando em cheiro de livro novo, saiu agora o dos 1001 livros, muito massa. Mas baixar livros não tem graça. ehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh, eram 1001 álbuns?! Putz, errei :P Capaz que tiraram do ar? Ai, que azar... Eu nem tinha tomado coragem pra começar a baixar, agora mesmo é que não vai dar... :D

    Ah, também acho sem graça baixar livros. Aí eles não vêm com aquele cheirinho gostoso de livro novo... :) Hehehe

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Baaah...eu tenho inúúmeros pequenos prazeres. São aqueles que me provocam um sorriso que não chega a brotar nos lábios, junto com um semicerrar nos olhos e um leve suspiro. Ah tá, zilhões é meio exageradinho, mas depois de ler essa crônica prestei mais atenção no meu dia e voilá...heheh. Teria sim uma lista, tranquilito. Bem bom esse texto, heim? Aliás, ler o que tu escreves é um grande prazer. abração

    ResponderExcluir