terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A vida e o tempo

E unânime. Todos achamos que o tempo passa cada vez mais rápido. Todos lembramos das promessas de ano novo como se tivesse sido sábado passado, mas já passou um mês. Aquela dor nas costas que na última semana parecia não ter fim, nem lembramos mais. Tudo passou há mais tempo do que parece.

Sobre essa impressão de que o tempo está cada vez mais acelerado, a melhor teoria que conheço (a grosso modo) é de alguém que nos diz que, quando temos 1 ano, este ano é 100% da nossa vida. Aos 20, um ano corresponde a apenas 5% da existência. O que achamos que passa muito rápido, na verdade, apenas significa menos. Fascinante, não?

Para o blogueiro, um ano corresponde a pouco menos de 4% da sua passagem por este mundo até o presente momento. Nem quero calcular o que venha a representar um fim de semana. Deve ser por isso que não me incomodo em trabalhar um fim de semana sim, um não.

Ainda considerando essa teoria, é claro que a nossa vida só pode ser curta, mesmo. Habitamos por aqui um percentual pra lá de desanimador do tempo de existência da própria vida. Até o Oscar Niemayer pode reclamar que a vida curta, que mesmo assim devemos entender. Milhões de anos de vida na Terra, e só nos cabe 70, 80, 90 deles.

A vida é curta, a morte é certa. Nossa passagem por aqui representa uma fração nada significativa para a própria vida. Ou seja: Não podemos nos levar tão a sério.

6 comentários:

  1. Eita, Andrei, heim?!
    Eu que pedia por uma atualização, acabei ganhando de presente um lembrete pra colar na testa. Estava precisando ouvir/ler isso: NÃO PODEMOS NOS LEVAR TÃO A SÉRIO! Sem comentários...
    Bom, mas voltemos ao tema central. Pois é, a coisa anda numa velocidade astronômica e as tuas palavras e relações acabam tendo um ar de pessimismo por um lado, mas de sábia reflexão por outro. Ao invés de nos preocupar com essas porcentagens todas e com o tempo que passou voando, temos mesmo é que ocupar bem o que ainda está por vir... Na prática, é difícil, mas, com certeza, é o melhor a ser feito para não sermos engolidos pelo tempo que passa...

    ResponderExcluir
  2. Eu costumo achar que a vida não se mede em tempo e sim em momentos, como disse num comentário de um texto anterior teu primuxo, deixo a vida me levar, seguir seu rumo, seu destino.
    O tempo realmente voa e temos que aproveitá-lo da melhor forma, vivendo sempre intensamente!!! Fica a dica.

    ResponderExcluir
  3. O tempo passou voando e eu só percebi quando quatro amigas de infância me avisaram que vão casar no ano que vem.. Aí pensei: nossa, já??! Me comprometo mesmo em estar bem e fazendo o que acho melhor, para viver "intensamente".. O pior é quando quem está à sua volta acelera ainda mais o pouco tempo que nos resta de vida "terrena".. Adorei o texto! Bjus

    ResponderExcluir
  4. Bahhh Andrei me perdi na matemática,quem mandou colar na escola? ... ... Os Budas dizem que esta fração aí que tu fala é bem rara e pode ser bem significativa,depende de nossas ações. Mas com certeza não levar a vida tão a sério, nem nós mesmos e nossos eternos problemas ajuda muito. bj Isabel

    ResponderExcluir
  5. Me apavorei com o resultado da minha conta!!! Cadê meu remédio do Alzheimer???? Heim?? Quem?? rsrsr Ah... o ruim disso tudo é que, como quase tudo na vida (e na morte), nós sabemos que o tempo passa, que um dia tudo acaba, que somos finitos, que é 'preciso amaaar a pessoas como se não houvesse amanhã' mas... difícil, né? Difícil fazer o certo. Achar o fiel da balança. Difícil achar o meio termo entre aproveitar o hoje, deixando a vida me levar e não acordar com uma puta ressaca moral no outro dia, ou olhar pra trás e me arrepender de não ter levado um pouco mais a sério minha vida. Eu me preocupo com a urgência e o imediatismo dessa coisa de 'viva mais, viva intensamente'.

    Sou partidária da teoria que diz que devemos aproveitar a vida sem esquecer que, além do hoje, existe o amanhã.

    Aliás... este texto faz parte de um futuro livro de auto-ajuda? rsrsrsr

    ResponderExcluir
  6. Aliás... não tem mais enquete????

    ResponderExcluir