quinta-feira, 6 de maio de 2010

Manias, meras manias

Não me incomoda ser um maniático. Coleciono e acumulo manias. São tantas, que fica difícil até escolher algumas para comentar aqui. A própria indecisão é uma.

De todas, a mais antiga é a de deixar tudo inacabado. Desde a última Trakinas que morre no pacote, até as tarefas domésticas, como lavar a louça, recolher a roupa. Sempre sobra uma uma peça no varal ou um prato na pia. Já cansei de ler livros até o penúltimo capítulo e depois os devolvi à prateleira. Chego a deixar uma unha por cortar, só para não terminar o serviço. E mesmo meus textos, me parecem sempre inacabados, faltando a frase final.

Não conseguir falar com alguém que esteja a minha esquerda. A não ser que haja alguém à minha direita. Aí sim.Pode ser chamado de transtorno obsessivo compulsivo (TOC), mas prefiro mania. Se estivermos caminhando, você, leitor, e eu, lado a lado, saiba que só haverá diálogo se eu estiver do lado esquerdo. Você à direita. Ou ficarei inquieto, falando de forma confusa e desinteressada. Com educação, pedirei para atravessar à sua frente a fim de me postar à sua esquerda. Preciso ter, sempre, alguém à minha direita.

Não consigo ler ou escrever com relógio de parede por perto. O tic-tac dos ponteiros soa como um sino de igreja. Escovar os dentes com a torneira da pia fechada, é impossível. Anotar alguma coisa na aula? Só por cima das dezenas de listas "top 10" do meu caderno. Na escola, eram as letras de música traduzidas e as escalações de times de futebol. Caderno é para entretenimento.

Ao mesmo tempo em que são nossas maiores particularidades, nossas manias também nos assemelham. Nos reconhecemos facilmente nos hábitos que percebemos nos outros. Ter uma mania em comum é um primeiro passo para gostar de alguém. Pois rende, no mínimo, um bom papo.

Manter as boas manias é tão necessário quanto cultivar boas amizades, ver os bons filmes e ler a boa literatura. Elas estarão conosco até o fim, às vezes com o simples propósito de nos trazer lembranças como “faço assim desde pequeno”, ou “minha mãe sempre achou isso estranho”. As manias nos tornam facilmente identificáveis.

Mania é estilo.

10 comentários:

  1. jah passei por uma situação com o senhor andrei.. ele realmente atravessou na minha frente, para q eu ficasse caminhando à sua direita!! é toc, pode ter certeza.. hehhe

    ResponderExcluir
  2. É TOC mesmo...não consigo olhar para a esquerda para conversar, se não tiver alguém à direita.

    E fato é que só a partir disso a amiga Cathierine foi me achar legal.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que nunca notei isso em ti, Andrei.
    Balançar a perna assistindo o futebolzinho é obrigatório para pessoas com manias. Aliás, só as coleção de rituais futebolísticos rendem outro catatau de textos sobre manias.

    Abraço,
    Juliana de Brito

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Ju. Acho que no âmbito futebolístico, minha maior mania é a de só pedir a primeira cerveja depois que meu time faz 1x0. 0X0, ou placar adverso, fico abstêmio.

    ResponderExcluir
  5. Devia ter prestado mais atenção nas suas manias na época da pesquisa de icc... engraçado o lance de esquerda e direita. Ok, alguém que abaixa o trinque da porta três vezes pra ter certeza que está fechada não pode ficar rindo das manias dos outros... hsuhsh

    ResponderExcluir
  6. Sim, de fato é TOC! Conheço pelo menos mais 2 pessoas que tb tem essa mania de ter alguém na direita! Inclusive, uma delas insiste em dizer que é por causa da bolsa que ela carrega do lado esquerdo e daí ela bate na pessoa que está ali (sim, de certo, ela só usa a bolsa do lado esquerdo, hehe)!
    Manias eu tenho muitas, mas tu, Andrei, pelo visto é um "tipo bem atípico", hehe...Essa da cerveja é muito boa!

    ResponderExcluir
  7. a do TOC todo mundo comentou... mas é muito clássica (e engraçada tb)! haha
    esqueceu o lance de estar sempre batucando... seja em alguma coisa ou no ar mesmo! hehe

    ResponderExcluir
  8. também verifico várias vezes se fechei a porta. Às vezes quando já saí até do prédio, volto pra ter certeza.

    Acho que sou mesmo um "tipo bem atípico"! E, de fato,um air drummer esforçado!

    ResponderExcluir
  9. Espertinho vc hein? Cita apenas as manias "menos piores" hehehe

    Conheço todas estas e sei que tem manias um pouco piores, tipos as de comer...Aff, me agonia comer perto de ti, hsuahsuahusa

    Foi mal, mas eu tinha que comentar, heheh
    Sabe quem é neh? bjus

    ResponderExcluir
  10. Grande, mania é estilo. heheh

    ResponderExcluir