segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pelo prazer da polêmica


Nestes últimos dias, muitas pessoas, que até me querem bem, me perguntaram qual show foi melhor: Guns N’ Roses ou Aerosmith? Difícil estabelecer esta comparação. Primeiro, porque eu dificilmente admitiria que um show pudesse ser melhor que o do Guns, mesmo que intimamente eu assim considerasse. Segundo, por tudo o que segue abaixo, sem pretensões de definir nada, apenas divagando e recordando de dois ótimos momentos.

Penso que o que vale o ingresso para um show é mais do que o som, e sim a emoção do momento único de estar assistindo às suas bandas preferidas. A experiência social vale mais do que a musical. No Woodstock, por exemplo, pela precariedade dos equipamentos, o som era muito mais imaginado do que ouvido. O belo áudio que ouvimos em DVD não se compara ao que, de fato, foi vivenciado por quem viveu o festival. Mas quem não queria ter estado lá?

O Aerosmith tocou melhor. É impossível comparar o entrosamento de um time que joga junto há quase 40 anos, com um apanhado de músicos que Axl Rose reuniu às pressas, como se fosse jogar uma pelada. A banda de Steven Tyler não deixa brecha para críticas quanto às execuções das músicas. Faz tudo como esperamos. O Guns, em alguns momentos, quer ir além do trivial das canções e vacila.

Outro ponto a favor dos responsáveis por Get a Grip e Nine Lives foi ter privilegiado os clássicos em seu repertório. Todo o público pôde cantar junto o tempo todo. O Guns, até por estar em turnê de lançamento, mesclou clássicos com músicas novas, sendo que muitas não caíram no gosto dos antigos fãs.

A favor de Axl, devo dizer que o espetáculo visual do Guns foi incomparável. Ainda que tenham sido duas mega-produções, o Aero fez um show mais simples, sem grandes pirotecnias. Axl apostou em um rico espetáculo de explosões, telas de led e efeitos de luzes. Resultado: uma experiência que envolve o público em seus cinco sentidos, é impossível não “entrar” no show com toda aquele espetáculo.

A comparação objetiva é impossível. Guns sempre foi minha banda de rock preferida. Aerosmith sempre esteve um pouco abaixo. Por outro lado, impossível não considerar que o Guns, hoje, também atende por Axl e banda. Ainda assim, vibrei mais com Welcome To The Jungle do que com qualquer clássico super bem executado pelo Aero, como foram todos.

Foram dois grandes shows, disso não tenho dúvida. Ambos inesquecíveis. Se precisasse dizer qual foi o melhor, cravaria Aerosmith. Mas o preferido, ainda foi o do Guns. Porque não poderia ser de outra forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário