segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Um Fusca, um lar e 60 idosos

*Matéria publicada na edição de 19 de dezembro de Zero Hora.

Um Fusca marrom, ano 1973, é o carro mais famoso de Bento Gonçalves, na Serra. Por ter servido a Anna Variani, que diariamente o guiava entre sua casa e o lar de idosos que fundou e ajudou a manter até sua morte, em 2009, apareceu em programas de TV, como o Globo Repórter e o Programa do Jô. Um ano após a morte da proprietária, o veículo ainda não parou de servir aos velhinhos. Será oferecido como prêmio em uma rifa, cuja arrecadação servirá para ampliar a estrutura da casa que hoje abriga 60 idosos.

Essa não é a primeira ação promovida na tentativa de contribuir com a instituição. Em outubro, foi promovido um leilão do veículo – doado pelos herdeiros de Anna – cujo lance inicial era de R$ 15 mil. Embora algumas pessoas tenham comparecido, nenhum lance foi feito.

– Com a repercussão do leilão nos dias seguintes, recebemos três propostas no valor mínimo, mas precisamos obter uma quantia maior. Com a rifa, acredito que será mais facil – afirma a diretora do Lar do Ancião de Bento Gonçalves, Lourdes de Souza, 69 anos.

O objetivo da mobilização é construir uma área de lazer para os idosos, que hoje passam boa parte dos dias reunidos em uma sala de 40 metros quadrados. Com o projeto inicial orçado em R$ 80 mil, os envolvidos esperam obter pelo menos metade dos recursos com a rifa, prevista para fevereiro. Ainda que a casa precise de outras melhorias, a construção é considerada prioridade.

– Temos alguns cadeirantes, que ficam constrangidos em não poder participar das atividades físicas. Outros que reclamam do barulho durante as brincadeiras, pois querem assistir à TV. Com todos no mesmo espaço, dificulta também o trabalho dos nossos enfermeiros e fisioterapeutas – justifica Lourdes.

Ninguém tem dúvidas de que Anna Variani aprovaria ver seu Fusca ajudando a melhorar a vida dos idosos. A dedicação que ela dispensava aos velhinhos nunca será esquecida. Há quatro anos vivendo no Lar, Nair Ogliari, 77 anos, lembra da amiga com emoção.

– Antes de dormir, ela sempre ia aos quartos ver como a gente estava e desejava boa noite. Não conheci ninguém como ela – conta. Outros 59 certamente dizem o mesmo.

*Fotos de Fabiano Mazzotti

2 comentários:

  1. Li ontem a matéria na ZH. Achei muito legal, vi o programa Globo Repórter que passou sobre ela. Exemplo de vida a todos nós! Parabéns primuxo.

    ResponderExcluir
  2. Amiiigo!
    Era essa reportagem que havia te deixado ansioso?! Que demaaaaais, tu anda muito chique, segunda máteria na ZH já!
    Ai que orgulho :)

    E que exemplo da dona Anna, hein?
    Lição de vida pra refletir nesse fim de ano.

    Beijão, parabéns pela matéria!!!

    ResponderExcluir