segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lembrar, viver, imaginar

Cabe à memória torna melhor tudo o que vivemos. Não sou eu quem afirma isso. Alguém já disse e eu já ouvi, ou li por aí. Apenas concordo. É uma romântica, a memória, e isso digo eu.

Também a imaginação, ligada intimamente a tudo que lembramos, busca tornar tudo um pouco melhor. Principalmente o que está ausente, pois, de tudo que se faz ausente, só contamos com memória e imaginação para reviver.

Pessoas ausentes são melhores do que presentes, graças à memória ou a imaginação? Se nossa vida um dia já foi melhor, culpa do presente ou da memória, que disfarça aquilo que não era tão bom assim?

O famoso refrão diz que recordar é viver. Por isso gosto de recordar. Para viver melhor. E com algum romantismo.

As pessoas que têm tempo para morrer em paz têm em seus últimos dias momentos de grande felicidade. Pois, com a consciência evanescendo, tudo é imaginação misturada com memória. Uma festa.

É à memória de tempos melhores e à imaginação de um futuro igualmente compensador que recorremos sempre que o presente nos tortura.

Lembrar e imaginar. O que de melhor podemos fazer além de viver.

2 comentários:

  1. Alta viagem para uma segunda-feira, heim, Andrei?!
    Eu sou suspeita pra falar dos "benefícios da memória"! O que seria do meu objeto de trabalho sem ela?
    Para mim, a memória está para o passado, assim como a imaginação está para o futuro... E ambas tem esse curioso dom de nos levar para outro lugar, muitas vezes melhor do que o que estamos!
    De fato, lembrar e imaginar são ótimos passatempos para as horas vagas ou para a construção do nosso viver!

    ResponderExcluir
  2. Explico: o texto foi escrito na sexta-feira...ehehe

    ResponderExcluir