terça-feira, 9 de novembro de 2010

As 10 do Pearl Jam

Das 10,4 horas divididas em 161 músicas que tenho do Pearl Jam no computador, fazer uma lista poderia ser muito difícil. Ou muito fácil, como, de fato, foi. São essas e ponto. E, como em toda boa lsita, essa vale principalmente pelas que ficam de fora, pois cada um tem suas preferidas, tem aquelas que não gosta. Confiram aí:


Off He Goes
A letra é bonita, assim como a introdução, da mesma forma que a linha vocal. A versão do Live On Two Legs é a melhor. Sempre me emociona de alguma forma, por um pouco de tudo isso que ela tem. Está no mediano álbum No Code.
Ouvir

Can’t Keep
A melhor do pouco inspirado (opinião, amigos) álbum Riot Act. Mas, ao lado de I Am Mine, faz com que valha a pena tê-lo na prateleira, ou no HD. Aliás, posso ser um pouco radical, mas é a última música lançada pelo Pearl Jam que eu realmente curti. Os álbuns seguintes, Pearl Jam (2006) e Backspacer (2009), decepcionaram totalmente esse fã.
Ouvir

Even Flow
Porque não dá para fugir dos clássicos. Gostar do Pearl Jam é gostar de Even Flow, Alive, Black, Jeremy, Daughter, até enjoar de todas elas e partir para novas descobertas.
Ouvir

Nothing as it seems
Era a música preferida de uma ex-namorada, lá pelos idos de 2004. Coincidentemente, era a música do Pearl Jam que eu sabia tocar no violão. E foi por isso que nos conhecemos. Olha que história legal.
Ouvir

Animal
Introdução nervosa, como o verdadeiro animal sugerido pelo título da música. No show em POA, em 2005, foi a 3ª do setlist. E a primeira que eu reconheci e vibrei. Também por isso, marcou bastante. Está num dos melhores álbuns da banda, que é o Vs.
Ouvir

Corduroy
É das mais empolgantes, e ser empolgante conta muito. A melhor versão também está no Live On Two Legs. Está no Vitalogy, álbum que não é dos mais conceituados, mas que também tem Better Man e Immortality, que são ótimas.
Ouvir

Low Light
Baladinha acústica muito legal do Yield. Até eu sei tocar no violão, porque é bem simples. Refrão bem arrastado, bom de cantar. Uma das minhas preferidas não só da banda, mas dessas dez que estão na lista.
Ouvir

Blood
Uma das mais pesadas, considerando que Pearl Jam não é, exatamente, uma banda de sons pesados. Riff bem sujo, vocal rasgado, bateria pegada. Legal o Eddie Vedder berrando “Here’s my blood” várias vezes. Também está no Vs.
Ouvir

Porch
É do primeiro álbum, Ten, e não chegou a virar um clássico da banda, ao contrário de quase todas as outras. Mas é muito legal, apesar de arrastar um pouquinho lá pelos idos de um minuto e meio, na hora do solo. Mas nada que comprometa.
Ouvir

Given To Fly
Acho que esta música do Yield é a que mais ouvi até hoje do Pearl Jam. Viciado, mesmo. Exerce algum efeito psicológico, me deixa mais animado, mais ou menos como “Going Up The Country, do Canned Heat (sem comparar as músicas, só o efeito). É terapêutica, tem que ouvir sempre.
Ouvir

3 comentários:

  1. Até que enfim hein?
    Acho que a melhor do Riot Act é You Are.
    E faltou "Marker in the sand" do Abacate e "Just Breathe" do Backspacer que é bem fase "In to the Wild" do Ed Vedder.
    Mas...
    Gosto e... cada um tem o seu, né?

    Abração

    ResponderExcluir
  2. e ai velho....

    vai as minhas favoritas atualmente....

    ...jeremy,realese,alive,black,garden,porch,daugther,corduroy,immortality,given to fly,better man,state love and trust,all or none, e as duas fovoritas thumbing my way e brother...esta ultima saiu em uma nova versão remasterizada mto massa...vale conferir....

    até.....abraço

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, You Are é massa também, mas incluir duas do Rioct Act já é demais praquele CD mais ou menos...eheheeh

    Fabio, tua lista tem três em que a gente concorda, mas eu colocaria Better Man e Black na minha tranquilamente. State of Love and Trust é que não curto muito.

    Abraços!

    ResponderExcluir