terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pedras nos rins

O jornalista e escritor Gay Talese, que sabe tudo de ambos os ofícios, diz que escreve com a facilidade com que um paciente expele uma pedra no rim. Me identifiquei com essa frase assim que a li. Também sofro para escrever, e, até então, sempre achava o trabalho de parto a melhor figura para ilustrar esse sofrimento. Mas expelir uma pedra no rim deve ser, realmente, um trabalho árduo.

E foi com essas complicações todas que, na madrugada de ontem, após um longo papo futebolístico via twitter com o amigo Pedro Ivo, consegui escrever e liberar esta matéria que segue abaixo. É um perfil da Garota Verão de Bento Gonçalves, feito para o clicBento, mas que acho bacana publicar aqui, assim como outras reportagens que fiz ao longo dessa vida, que me são tão ou mais caras do que as crônicas mais bem aceitas pelos amigos leitores.


1,67m, manequim 34 e simpatia 10


Segunda-feira, 22 de novembro, foi o dia em que Juli Vargas Pegoraro, viveu momentos de celebridade na escola Mestre Santa Bárbara, no bairro Humaitá. Graças à diretora, que, pelo sistema de alto-falantes, espalhou pelos corredores a notícia de que a menina era a nova Garota Verão de Bento Gonçalves.

Na mesma hora, os cumprimentos, que até então vinham dos amigos e da família, passaram a vir também daqueles que ela mal conhecia. É o que esta tímida e simpática moreninha de 15 anos, vencedora do concurso da última sexta-feira, define apenas como algo “um pouco estranho”.

Acompanhada da mãe, Cleonice, em visita à sucursal da RBS na tarde do dia em que se tornou a mais conhecida aluna do colégio, Juli contou que a ideia de concorrer veio durante uma aula de química, em que a organização do Garota Verão esteve divulgando evento nas salas de aula.

- Nunca tinha pensado nisso, sequer tinha desfilado algum dia na vida. Mas minhas colegas deram a idéia e insistiram tanto, até que eu topei participar.– conta.


Cursando o 1º ano do Ensino Médio, Juli vive a expectativa de começar em seu primeiro emprego, na área de recursos humanos de uma fábrica de móveis de Bento. Do futuro, já sabe o que quer: ser arquiteta. Isso porque adora desenhar, desde pequena. Outro sonho é morar no exterior, a exemplo da irmã mais velha, Danúbia, 26, que há cinco anos vive nos Estados Unidos. Mas s caçula prefere Londres.

Falando em preferências, ela adora escrever. Tem um blog, no qual escreve sobre tudo, desde música e moda, até frases e textos mais pessoais. Gosta de todo tipo de música, e está aprendendo a tocar violão. Curte literatura, e, quando é pra responder sobre seu livro preferido, na mesma hora cita A Arte de Correr na Chuva, de Garth Stein.

Nos próximos meses, a menina de 1,67m e manequim 34 estará vivendo a expectativa de participar da etapa regional do Garota Verão, que será em fevereiro de 2011, em Antônio Prado. Se tudo der certo, o próximo passo é a final estadual, em Capão da Canoa.

Para fevereiro, a torcida deve ser ainda maior do que a que levou o prêmio de mais animada na noite da primeira conquista.

- Convidamos só umas 15 pessoas, na hora apareceram outras 15, talvez mais, a maioria amigos de amigos entusiasmados – conta a mãe, torcedora número 1, que delegou a chefia da torcida à filha Bruna, 22.

Como se vê, a família está unida, torcendo muito para que Juli sinta novamente a sensação “inexplicável”, segundo ela, de ter seu nome anunciado como escolhida pelos jurados. A faixa que decorou o salão do clube Botafogo no dia do concurso, agora enfeita a sala dos Pegoraro. Certamente, também à espera de novas comemorações.

Um comentário:

  1. Como é que não vai sofrer pra escrever uma reportagem, se tu fica falando sobre o Paulo Baier no twitter até altas horas? Haehauehaue :P

    Mas ficou bem boa. Valeu o esforço!
    Eu continuo acompanhando o blog lá :)

    ResponderExcluir