quarta-feira, 9 de junho de 2010

Terapia grátis com Thelonious Monk

Toda vez que os amigos-leitores estiverem estressados, exaustos com esse ritmo muitas vezes desumano que a vida nos impinge, sugiro que dêem um jeito de ouvir, mesmo que apenas mentalmente, a incomparável melodia de ‘Round Midnight, do pianista Thelonious Monk.

Não desconsidere as maravilhas da meditação, da leitura antes de dormir, da massagem que só a pessoa amada ou o amigo do lado podem fazer. Mas ‘Round Midnight (ou ‘Round About Midnight, em alguns registros) tem efeito instantâneo e eficaz.

Trata-se da mais bela das melodias do jazz, verdadeira obra prima escrita por Monk, mas já gravada por gênios como Miles Davis e Ella Fitzgerald, responsáveis por duas das mais belas interpretações que eu conheço para este clássico. Baden Powell também tocou ‘Round Midnight, ao violão, em uma versão de se ouvir com um lenço do lado. Sério.

Aqui, compartilho uma gravação do próprio Thelonious com o seu trio. É uma versão pura, sem grandes sofisticações, onde a linha melódica tocada pelo saxofonista Charlie Rouse se destaca. Acalma qualquer um, e Monk nem cobra a consulta. Ouçam ouçam, ouçam.

3 comentários:

  1. puxa, amigo andrei, que delícia ouvir algo assim, inda mais ao final do dia - dispensa qualquer massagem!

    ResponderExcluir
  2. E a cada visita ao blog, o bloco de dicas vai sendo preenchido...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol. Que bom que curtiu 'Round Midnight e seu efeito altamente relaxante. É como uma massagem mesmo.

    ResponderExcluir