terça-feira, 8 de junho de 2010

Pra não dizer que não dei palpites

Copa do Mundo chegando, e é só em Copa do Mundo que se fala. Gosto disso. Só queria um pouco menos de patriotismo circulando por aí. Não seria ruim se a Argentina ganhasse, por exemplo. De qualquer forma, pra que este blog mantenha algum vínculo com a realidade, arrisco abaixo alguns palpites em cima do que tenho observado neste período de preparação das seleções. Palpite é sempre um convite ao erro, mas vá lá:

- Contra tudo e contra todos, creio que a seleção brasileira irá triunfar. Não tem brilho individual, é uma tristeza de se ver jogar, mas tem jogadores muito eficientes, que dão resultado. Chega até a semifinal, no mínimo.

- Tem razão o Zidane, craque francês, que dias atrás afirmou: “quem derrotar a Espanha, será campeão”. É a melhor seleção, individual e coletivamente. Ostenta uma enorme invencibilidade e o atual título da Eurocopa. Se perder, vai ser para o campeão. Além da Fúria, ponho Brasil, Argentina e Inglaterra como prováveis semifinalistas.

- Infelizmente, nenhuma seleção africana dá mostras de que chegará entre as quatro, talvez nem entre as oito melhores. A melhor delas, Costa do Marfim, caiu no grupo mais difícil, com Brasil e Portugal, e ainda perdeu seu craque, Drogba. Deve cair na primeira fase. Estarei torcendo para Camarões, de Samuel Eto’o, ainda que com poucas esperanças.

- Difícil até especular sobre quem será o melhor jogador da Copa. Minha aposta era o holandês Robben, que acabou se lesionando a poucos dias da estreia. É craque, mas, se jogar, será no sacrifício. Fico então entre o argentino Messi e o inglês Rooney. Dos brasileiros, Robinho é o que chega em melhor fase, e tem tudo para ser o protagonista.

- Tenho a leve impressão de que o português Cristiano Ronaldo irá decepcionar. Seu estilo de jogo começou a ficar manjado, já não decide jogos como em anos anteriores. Se fosse citar alguém da seleção portuguesa, apontaria Nani como possível destaque. Mas, advinhem, foi cortado por lesão.

- Kleberson e Júlio Baptista não serão os craques da Copa. Ronaldinho talvez fosse.

- Se o Brasil perder, a última razão apontada pela mídia será a de que o adversário foi melhor. A Itália, em 82, a Argentina, em 90, e a França, principalmente em 2006, que o digam. Só perdemos para nós mesmos.

- Finalmente, torcerei muito para que Maradona e Casagrande não Robben toda a Drogba da África.

2 comentários:

  1. acredito que a Espanha seja a favorita. nunca chegaram com tanta força em uma copa! o que pode atrapalhar é justamente a pressão do favoritismo.
    e, torcedor ferrenho dos hermanos, digo que a ARGENTINA tb está entre os favoritos. os caras tem 6 atacantes que seriam titulares em qualquer uma das outras seleções! ARGENTINA neles!!!

    ps: Brasil cai na primeira fase! hehe

    ResponderExcluir
  2. Na torcida, Também estou mais pela Argentina do que pelo Brasil. Mas, infelizmente, não dá pra desconsiderar que, nos últimos confrontos o Brasil não só ganhou, como goleou os hermanos. Complicado!

    ResponderExcluir