terça-feira, 15 de junho de 2010

Pegou no tranco

Gosto dessa atmosfera de Copa do Mundo, onde tudo é Copa do Mundo e só se fala em Copa do Mundo. Acima de tudo, é o momento em que os apaixonados por futebol sentem-se compreendidos por quem normalmente não compartilha desta paixão, mas que na Copa passa a entender do que se trata.

Escrevo isso assistindo à Nova Zelândia x Eslováquia, talvez o jogo menos esperado do torneio. E mesmo esta partida tão singela, em horário tão ingrato, alcança repercussão graças à importância atribuída à Copa. Leio a comentários no Twitter, ouço os colegas de trabalho não tão ligados em futebol comentando a fraca atuação dos europeus, comemoramos todos os gols como um fato transcendental, e, de repente, sabemos tudo sobre os dois times.

Confesso ter duvidado dessa Copa. Achei que não pegaria. Assistia aos esforços da mídia em colocá-la em pauta meses atrás, e já estava até com pena. Falava-se muito em figurinhas, mas só isso. A seleção pouco carismática também não ajudou. O bom primeiro semestre no futebol brasileiro, com Meninos da Vila, Libertadores, Copa do Brasil e bons estaduais adiou o interesse nas seleções.

De fato, a Copa pegou no tranco. Foi a bola rolar, e lembramos que ela é boa. Agora, só se fala em Copa. Respira-se Copa. E até Nova Zelândia x Eslováquia foi um bom jogo.

PS: A foto escolhida é uma homenagem às mulheres, dinamarquesas ou não, cada vez mais e maravilhosamente apaixonadas pelo esporte bretão.

4 comentários:

  1. E que venha o HEXA,não é mesmo?Parabéns pela crônica. Ficou ótima!Beijo grande no coração.

    ResponderExcluir
  2. acredito que sobre essa copa se fala muito mais dos pontos negativos do que os positivos. fala-se muito mais sobre os lesionados, que fazem falta para as seleções, do que sobre os que estão jogando. sobre as polêmicas (e extremamente irritantes) vuvuzelas e a tosca jabulani.
    golaços? só o primeiro gol da copa (da áfrica do sul). frangos! já foram 2 só na primeira fase! bons times? se a alemanha é citada como a dona do melhor futebol até agora (e realmente é)... nota-se que a copa está de mal a pior.
    mas, é só a minha opinião! haha

    ResponderExcluir
  3. Acho que vai ser difícil ter uma Copa com boa qualidade técnica, como as de antigamente, porque o jogadores chegam cansados, os times desentrosados, e muita seleção ruim mesmo. Por isso que vai vale cada vez mais só pela tradição do torneio.

    E é nítido que a Jabulani tá atrapalhando. Chute que iria na lua vai no gol, e chute que iria no gol vai na lua!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!Sabe essa Copa me surpreendeu, por toda a organização e pelo conjunto que levou a celebrá-la realizando uma abertura antes da partida inaugural, até agora com o fim e o encerramente, parabéns a África do Sul pelo exemplo de organização.

    ResponderExcluir