quinta-feira, 24 de junho de 2010

Acalme-se com Charles Mingus

Primeiros dias do inverno. Melhor ainda: primeiras noites de inverno. Que estação! É o outono sem censura. É para adultos. Não por acaso, este blogueiro já tinha pêlos na cara quando descobriu os prazeres da mais fria época do ano.

Inverno requer trilha sonora. E Better Get In Your Soul, do baixista Charles Mingus, foi uma das principais da invernada de 2009. Foi uma fase de muito jazz da minha vida, noites de muito som, café e literatura beat nas férias de julho (época em que lia muito e escrevia pouco, para hoje poder fazer o contrário). Que efeito maravilhoso tem o jazz para uma mente em busca de tranquilidade. E lembro que as músicas de Mingus eram sempre as que fechavam a noite, indo até a hora de ir ao encontro dos amigos, nos finais de semana da serra gaúcha. Na maioria das vezes, 5 segundos era o tempo entre desligar o som e girar a chave da porta rumo à boemia.

Por retratar bons momentos vividos na mais romântica das estações, nada mais justo do que começar este inverno retomando a audição de Better Get In Your Soul. Atenção especial para os solsos de sax, de Charlie Mariano, e bateria, de Dannie Richmond. São 7 minutos de jazz. E é pouco.

4 comentários:

  1. Quando li esse post tinha acabado de fazer umas compras (compras de inverno, ingredientes para uma macarronada, uma caixa de 3litros de vinho, afinal tratava-se de uma das primeiras noites do "outono sem censura") escutando e cantarolando "Tensions", do belissimo "Blues&Roots", do inspiradissimo Charles Mingus; sentido o inverno chegar e... Cara! (frequência! hehehe) não consigo não me impressionar um tanto com isso as vezes. E não é a primeira vez.

    E de tabela vem com recordações de boníssimas noitadas serranas.

    Aquele Abraço, Andrei Andrade

    ResponderExcluir
  2. Puxa, muito boa observação sobre as compras de inverno no supermercado! É um prazer e tanto escolher com carinho todos os ingredientes que irão aquecer uma noite fria, ainda mais quando podemos prolongá-las. Ótima lembrança de "Tensions" também.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Os 7 minutos são, definitivamente, poucos... Compartilho do tua dica! Acompanho-te! Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Legal saber que tu curtiu a dica jazzística e que acompanha o blog, Kássia! Também leio sempre os lindos textos do http://www.kassiasouza.wordpress.com . Beijo

    ResponderExcluir