sábado, 12 de junho de 2010

Manoel de Barros em algumas frases

Estou sempre lendo poemas ou frases de Manoel de Barros, sobre quem já escrevi aqui. Mais do que um poeta, o Manoel é uma terapia. Sou tão fascinado por algumas das suas frases, que não me contenho, acho que preciso compartilhar com os amigos, assim como um filme, uma leitura, uma opinião qualquer. Abaixo estão algumas das que sublinhei dos seus livros nestes últimos tempos. Vamos admirá-las:

E agora que fazer com esta manhã desabrochada a pássaros?

Insetos levam mais de 100 anos para uma folha sê-los.

Gostava de desnomear: Para de falar barranco dizia: lugar onde avestruz esbarra. Rede era vasilha de dormir.

Chegar ao criançamento das palavras. Lá onde elas ainda urinam na perna. Antes mesmo que sejam modeladas pelas mãos.

A voz de meu avô arfa. Estava com um livro debaixo dos olhos. Vô! o livro está de cabeça pra baixo. Estou deslendo.

O que não sei fazer desconto nas palavras

Botei um pouco de inocência na erudição. Deu certo. Meu olho começou a ver de novo as pobres coisas do chão mijadas de orvalho. E vi as borboletas. E meditei sobre as borboletas. Vi que elas dominam o mais leve sem precisar de ter motor nenhum no corpo. (Essa engenharia de Deus!) E vi que elas podem pousar nas flores e nas pedras sem magoar as próprias asas. E vi que o homem não tem soberania nem pra ser um bentevi.

3 comentários:

  1. Admiro muito esses caras que conseguem falar do que é simples com a mesma simplicidade, mas principalmente com sabedoria, recriando palavras, dando novo sentido ao que é banal...
    A gente passa a ver essas circunstâncias descritas com outros olhos... É meio mágico...

    Sensacional: "O que não sei fazer desconto nas palavras"

    "A voz de meu avô arfa. Estava com um livro debaixo dos olhos. Vô! o livro está de cabeça pra baixo. Estou deslendo."

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a sabedoria pra tratar daquilo que, de tão simples, nem é percebido, é o que mais admiro no Manoel.

    E a frase "O que não sei fazer desconto nas palavras" é das minhas preferidas também!

    ResponderExcluir
  3. Prezo insetos mais que aviões.
    Prezo a velocidade
    das tartarugas
    mais que a dos mísseis.
    Tenho em mim
    esse atraso de nascença.
    Eu fui aparelhado
    para gostar de passarinhos.
    Tenho abundância
    de ser feliz por isso.
    Meu quintal
    É maior do que o mundo.

    Manoel de Barros


    Esse é um dos meus favoridos.

    Gostei do blog! Ficarei a ler.
    Beijo

    ResponderExcluir