segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pequenas exigências

Costumo dizer que tudo o que exijo de uma cidade são um ou dois bons bares e uma ou duas boas padarias. Não mais do que isso. Sou pouco exigente. Também não morei em muitas cidades, apenas três – São Chico, São Leopoldo e Bento -, e, no que diz respeito a estas questões, tenho pouco do me queixar. Sempre tive um bar pra socializar, uma padaria para me encher de doces.

Mas há dias venho pensando que vale acrescentar aí uma última exigência, que até agora só Bento conseguiu cumprir: um bom espaço para a vida cultural da cidade acontecer. Nada demais, nada muito grande e complexo, nada muito caro.

Queria que em todo lugar tivesse um espaço onde, pelo menos, o grupo de teatro pudesse ensaiar, as bandas, tocar, onde professores de arte pudessem dar suas aulas, fotógrafos e pintores organizassem exposições, e, eventualmente, ocorresse por lá eventos como feira do livro, oficinas diversas, palestras, coisas assim...não ia ser bacana? E não me parece tão difícil assim. Teria o tamanho que cada cidade comportasse.

Em menos de dois meses que estou por aqui, já vi coisas muito bacanas na Casa das Artes - fundação ligada à Secretaria de Cultura de Bento - e de diversas áreas: shows musicais grandes, médios e pequenos, lançamentos de livros, exposições de fotos, oficinas de todos os instrumentos possíveis (na Semana da Música), apresentação de orquestra, exibições de filmes, e olha que saio pouco de casa.

Difícil aplicar tudo isso a outra cidade, pois é fato que até uma Secretaria de Cultura não é algo comum (já testemunhei a tentativa de criação de uma, que não foi nada bem sucedida). Geralmente, é uma secretaria que vem associada a uma infinidade de outros nomes: “Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Lazer”, por exemplo. Isso sufoca e inibe a cultura, só pode ser ruim. Talvez o primeiro passo esteja justamente aí: em cada município, dar à cultura um nome próprio. E depois um local.

4 comentários:

  1. Nome e espaço próprios, com certeza não é pedir muito para algo do porte da cultura...
    Essas secretarias agrupadas muitas vezes não dão conta nem de uma, nem de outra coisa... e esse negócio de arrastar cadeira pra onde ontem teve final de campeonato, por exemplo, não dá...

    Cultura é sempre uma boa exigência... melhor até que a padaria, hehe...

    ResponderExcluir
  2. Aqui em São Chico só tem a Secretaria do Deporto. Sem cultura, sem lazer e sem educação, eles acabam deportando - ainda que inconsciente e involuntariamente - os jovens daqui. Hahaha

    É naquelas, né: seria cômico se não fosse trágico.

    Que coisa boa que aí tem uma Casa das Artes. Bah, esse interesse pela cultura faz uma falta enorme aqui. Eles deveriam se interessar mais, criar mais. Não deve ser tão difícil. Como tu disse, teria o tamanho que a cidade comportasse. Não precisava ser algo extravagante, mas grande o suficiente pra trazer conhecimento pro pessoal daqui.

    Mas, por enquanto, teremos que ficar só com os bares e as padarias... hehehe.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gosto da tua coerência porque ela faz a coisa toda parecer óbvia. Por isso que eu te leio sempre. :) beijo.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Camila. A secretaria do Deporto é a mais bem-sucedida de São Chico, infelizmente...eheehe.

    Claudia, ótima lembrança das cadeiras arrastadas para onde teve final de campeonato. É o fim!

    Maria, belas palavras de amiga, como sempre.

    ResponderExcluir