quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Meus 10 livros preferidos

10º - Trilogia Suja de Havana, de Pedro Juan Gutiérrez


Dos autores que compõem a lista dos livros que mais me marcaram até aqui, 24º ano de vida deste blogueiro,o cubano Pedro Juan Gutiérrez talvez seja o menos consagrado, o menos “de domínio público”. Só é conhecido por quem já o leu, ao contrário de um Gabriel García Márquez, ou um Truman Capote, por exemplo, que são ícones que transcendem seu universo de leitores. Não que seja uma raridade, só não é dos mais populares. Nem poderia ser.

Trilogia Suja de Havana foi o primeiro livro do PJG que li, e acredito que tenha escolhido pela capa, pelo nome, não lembro. A primeira impressão que tive, foi a de estar lendo uma versão latinoamericana de Charles Bukowski, um dos meus autores preferidos, que também trata de temas sórdidos, que vão de bebedeiras infernais ao cara trabalhar recolhendo defuntos na rua.

Não vou resenhar o livro, principalmente por não saber fazer isso. Assim como não sei contar porque acho um filme bom ou ruim, E também porque uma boa resenha dá pra achar por aí, como nesse blog aqui. Falando mais sobre o que fez com que eu gostasse tanto de Trilogia, acho que foi a forma como todo o drama narrado por Gutierrez faz qualquer vida mediana parecer feliz. Ou melhor, faz com que consigamos reconhecer a felicidade latente. Juro que, muitas vezes melhorei meu astral só pensando que tudo poderia ser pior, como o autor me mostrou narrando suas experiências enquanto um desempregado já muito além da falência e da perda daquilo que consideramos dignidade.

Escrevendo sobre o submundo da violência, do tráfico, das doenças, das privações, PJG mostra que até o tédio já é uma felicidade. E como não é raro estarmos entediados, achando tudo um saco, e aí que a obra do cubano, em especial Trilogia, ajuda a viver.

Passagens:
"Sexo não é para gente escrupulosa. Sexo é um intercâmbio de líquidos, de fluidos, de saliva, hálito e cheiros fortes, urina, sêmen, merda, suor, micróbios, bactérias. Ou não é. Se é só ternura e espiritualidade etérea, reduz-se a uma paródia do que poderia ser. Nada" (essa é de uma entrevista do autor e está na contracapa do livro, não da obra em si)


"Aí me ocorreu fazer aquilo que eu gosto sempre: entrar nela por trás e, de pé, fazer com que ela se dobrasse da cintura pra cima. Mas quando ela fez o que eu pedi, suas nádegas se abriram e do cu saiu um grande fedor de merda fresca. Tinha cagado. Sou porco, mas nem tanto. Aquilo me baixou o pau e me deu uma fúria terrível. Num segundo, fui invadido pelo ódio:
- você está cagada, está com a bunda fedendo a merda!
- eu?
- Caralho, você cagou. É uma porca.
- Mais porco é você! Com esse pau fedido, e eu chupei.
- Não é a mesma coisa.
- É igual!
- Você é uma porca ocm esse cu cagado.
- E você é muito fino. Até murchar esse pau. Você nasceu no meio da merda, não se faça de fino.
- Mas não tenho o cu cagado." (Pág.223. Literatura também é isso.)

4 comentários:

  1. Me empresta?
    Bem o meu tipo de livro...

    ResponderExcluir
  2. Uma vez me indicaram esse livro, mas não achei na biblioteca para retirar...Vc tem ele?!Ou onde encontrou para retirar?

    ResponderExcluir
  3. Então...eu retirei esse livro na biblioteca da Unisinos, escolhendo-o despretensiosamente, na prateleira da literatura cubana. Ainda quero comprá-lo quando cruzar com ele em algum desses sebos da vida.

    Eduardo, estou levando pro amigo Medo e Delírio em Las Vegas, do Hunter Thompson, que é uma beleza.

    ResponderExcluir
  4. Cara, que legal ler isso!!!

    Concordo em gênero e grau contigo, é um puta livro!!!! As coisas que o Gutierrez escreve parece que vêm lá do fundo das entranhas do ser humano. Mas não das entranhas da alma, ou algo parecido, mas sim das entrnhas do corpo mesmo, físico. Impressionante. Li esse livro há uns 5 ou 6 anos, achei fantástico. Bukowski é um piá do jardim perto dele... hehe

    Sobre o Medo e Delírio, vi o filme, dirigido pelo Terry Giliam (ex monthy Piton), com Benicio Del Toro e Johnny Depp. Muita gente odiou o filme (parece que até o próprio Thompson) mas sei lá, eu achei muito muito bom... os escombros do sonho americano... fim dos sonhos... fim da época romântica das drogas, enfim... hehehe

    Abração!!

    ResponderExcluir