terça-feira, 5 de outubro de 2010

O incrível caso do sumiço dos atacantes

Alguém lembra o último atacante – atacante mesmo – formado nas categorias de base do Grêmio? Há tempos esta questão me incomoda: o clube revela ótimos meiocampistas (Lucas, Anderson, Carlos Eduardo, Rafael Carioca, Douglas Costa), mas é incapaz de formar um goleador, um atacante de definição, aquele que livraria a direção de investir o que tem e o que não tem para ter um atacante à altura do clube.

Repassando de memória os últimos planteis do Grêmio ano a ano, vejo que, com boa vontade, dá pra considerar Cláudio Pitbull a última revelação tricolor com alguma vocação ofensiva. No ano do rebaixamento, 2004, foi ele um dos únicos a arrancar alguns aplausos da torcida, pelos gols que fazia.

Antes mesmo do Pitbull, não tivemos nada muito animador. Vá lá, consideremos Ronaldinho um atacante, só pra não ficar tão feio e eu não ter que ir mais longe ainda nessa busca. E pós 2004, lembro apenas de jogadores medianos como o rápido Marcelinho (hoje no Avaí) e o Everton (que passou pelo Inter e agora está no Bahia). E creio que até chegarmos a Bergson, em 2010, era isso, não?

Lembro que tínhamos até uma grande promessa, o Fernando Genro, neto do governador eleito e filho da Luciana, goleador na adolescência, mas que, até onde eu sei, já desistiu do futebol. Outro candidato a novo Jonas, o Rafael Martins, que empilhava gol nas jovens defesas adversárias, também não deu em nada. Para 2011 também não se fala em ninguém, e olha que os jornalistas esportivos adoram dar uma de olheiros.

Menos mal que nesses anos todos bons atacantes têm sido contratados, como o Rômulo, em 2006, o Maxi López, em 2009, e até o Jonas, entre idas e vindas. Mas quando o Grêmio terá, enfim, um atacante para chamar de seu?

2 comentários:

  1. Sugestão para uma nova enquete aí:

    qual o melhor (menos pior) jogador do tricolor?

    E aí, tu pode fazer uma enquete pros colorados também, pra ninguém sair insatisfeito..
    heaheauheuahe :P

    ResponderExcluir
  2. Boa! Só não dá pra incluir o Victor nessa, senão perde a graça. heheehe

    ResponderExcluir