quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Seja menos ingênuo

O ingênuo sofre mais. A ingenuidade é a causa de quase todo sofrimento, bem como a expectativa é o motivo maior das piores frustrações.

O ingênuo carece de anticorpos para se defender da vida Quem optou por manter a ingenuidade da infância, este valor tão consagrado (pelos adultos), jamais encontrou o tão esperado final feliz, disso pode ter certeza o amigo leitor.

Se há um homem menos suscetível aos horrores da ingenuidade, este é o pessimista. Pois o otimista é sempre mais ingênuo, é o que menos desconfia e o que mais se ilude. E o pessimista não necessariamente acredita que vai dar tudo errado. Ele só parte do princípio que as coisas não têm muito por que dar certo.

Sei que é legal e correto ser otimista, apenas desconfio que não compense em longo prazo. Tento não ser ingênuo, não acreditar no discurso chato de que “tudo é possível, basta acreditar”, “quem acredita sempre alcança”, entre outros clichês do gênero.

Vale mais admitir que nem tudo é possível, acreditando ou não, e que quem acredita nem sempre alcança, geralmente fica no meio do caminho. Mas que mesmo assim pode valer a pena tentar.

Considerando como verdadeira a inerência do sofrimento à nossa condição, também é sabido que vivemos para sofrer o mínimo possível, buscando pequenas alegrias que compensem nossas piores certezas, e que nos satisfaçam cotidianamente. É o melhor que podemos fazer.

Para minimizar desilusões, um bom caminho é tratar a vida como um infindável combate contra a ingenuidade. E o pensamento cético é sempre a melhor arma.

7 comentários:

  1. Nossa.. inicialmente concordei contigo Andrei.. Mas no fim do texto me deu até um certo desânimo! Me pareceu uma frustração, mas juntando tudo, entendi o que tu quis dizer.. Acho que sou o ser mais pessimista que tenho conhecimento.. ou até agora, depois de ler esse teu texto, acho q tu é mais do que eu! hehe.. Mas geralmente não crio tanta expectativa, ou pelo menos não me frustro com aquilo que não consigo.. Acho que assim vivo mais feliz do que qndo se espera demais daquilo que nem sempre se concretiza!
    Bom, para uma sexta-feira, o texto não sei se veio a calhar.. hehe
    Bjus..

    ResponderExcluir
  2. Costumo dizer que sou otimista, mas também não sou fã destes clichês Xuxísticos de "querer, poder e conseguir". O que faço é observar o lado bom das situações, por mais difíceis que sejam. Afinal, viver é uma merda, mas esta é a única vida que temos, então saibamos superar as dificuldades e aproveitar o melhor dela.

    ResponderExcluir
  3. Cathi e Rafael, obrigado por contribuir com a ideia que o texto desenvolve.

    O importante é desconfiar do otimismo que compramos como um caminho para a felicidade, e buscar perspectiva realista da vida que não leve necessariamente ao pessimismo, mas sim a um ânimo de viver que não dependa de uma promessa de sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Acho que è possivel ser otimista sem ser ingenuo, o otimismo pode te faz somente esperar sempre o melhor de todas as coisas, a ingenuidade aliada ao otimismo è que te da uma falsa certeza sobre os resultados dessas coisas. Contudo, acredito que esse mesmo otimismo nos da a perspectiva da aceitacao perante resultados negativos nao esperados, que segundo o otimista apenas precedem um proximo acontecimento "otimo". A ingenuidade estraga o otimismo, o deixa dependente. Acredito que se possa ser otimista sem ter certeza que determinadas coisas vao acontecer, so tendo a certeza que elas serao boas.

    ResponderExcluir
  5. acho que ser ingenuo é uma forma de se esconder da realidade,isso provoca um certo desgaste na vida.Como conviver com isso não é fácil geralmente as pessoas tendem a se camuflar na perfeição,essas pessoas acham que tudo deve ser perfeito,e como isso não acontece elas ficam frustadas.

    ResponderExcluir
  6. O ideal é não ser nem otimista nem pessimista, mas sim ser realista.

    ResponderExcluir