quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Os 10 melhores jogadores que já vi

Descobri que no verão eu só sirvo pra falar de futebol. O pretenso cronista que às vezes aparece por aqui e sua inspiração estão em férias coletivas.
Como os amigos leitores, em sua maioria, também curtem futebol, fico mais tranquilo. Hoje, posto aqui uma lista dos 10 melhores jogadores que já vi (considerando que acompanho futebol há não mais do que 15 anos) até o momento. Concordem e discordem à vontade.


1 – Ronaldinho - Virou heresia elogiar o Gaúcho após a novela do início do ano. Mas, alheio a isso, esta lista tem preocupação maior com o talento dos escolhidos. E ninguém que eu tenha visto tem talento sequer parecido com o do Ronaldinho, principalmente o do Barcelona, de 2004 a 2006. Não briguemos com os fatos.

2 – Ronaldo - Não tão habilidoso quanto o Gaúcho, porém mais completo e, sem dúvidas, mais importante para a história do futebol. E carismático. Quem nunca foi fã do fenômeno em algum período da carreira?

3 – Messi - Atualmente, o melhor, e com boas chances até de chegar ao primeiro lugar. Tem um controle de bola que nenhum outro desta lista tem, além da velocidade e o chute certeiro de perna esquerda.

4 – Romário - Reconhecidamente o melhor que se teve notícia dentro da área, também vale destacar a habilidade do baixinho. Deu muito drible digno de antologias (o Amaral que o diga). E foi o cara do Tetra, minha primeira grande lembrança no futebol.
.
5 – Zidane -
Há quem o considere até o melhor desde Maradona, um verdadeiro gênio. Não chego a tanto, mas reconheço que o francês sabia ajeitar um meio-de-campo e tratava a bola como poucos.

6 – Bergkamp - Chamado de Homem do Gelo (Ice Man) pela frieza, principalmente em fente ao goleiro adversário, Bergkamp realmente jogou muito. Jogou em boas seleções da Holanda, mas, em duas copas, foi eliminado pelo Brasil.

7 – Gamarra - Zagueiraço. Quando estava no auge, seria titular em qualquer time do mundo. Deu azar de jogar na seleção paraguaia e no Inter dos anos 90. Tivesse feito carreira na Europa, seria mais reconhecido.

8 – Rivaldo - Jogou muito. Só faltou carisma e um pouco de marketing para entrar na lista dos maiores do Brasil de todos os tempos. Jogou muito em duas copas, 98 e 2002. Sempre decisivo.

9 – Verón - Hoje, no fim da carreira, ainda é um dos mais respeitados meio-campistas do mundo. No auge, não tinha pra ninguém. Dono do meio-de-campo, raramente erra um passe e ainda marca bem. Vai fazer falta quando se aposentar.

10 – Eto'o - Atacante rápido e matador. O centroavante perfeito para qualquer time. Junto com Ronaldinho e Messi, no Barcelona, ajudou a formar o melhor ataque que já vi.

5 comentários:

  1. finalmente achei uma vantagem em ser um ancião: eu vi o Maradona jogar! hehe. e não tem comparação com nenhum outro!
    sobre a tua lista, sensacional! tirando o Rivaldo...
    colocaria na lista dos craques azarados o Valderrama e Weah. baita jogadores, pena um ter nascido colombiano e o outro liberiano.
    na categoria atacantes tem o Van Basten!
    e, como fã de um bom meio de campo, citaria ainda: Redondo, Simeone e Davids.

    ResponderExcluir
  2. Bahhh...não vi nem Maradona e Van Basten, mas só pelo que já vi em vídeo e ouvi falar, certamente ficam entre os primeiros colocados.

    Redondo e Davids são foda também, só não coloquei o argentino porque lembro mais dele lesionado do que jogando. Mas o Simeone é muito bandido...ehehe

    ResponderExcluir
  3. Faz uma dos mais bandidos,eu lembro de umas voadoras e cotoveladas bem legais...

    ResponderExcluir
  4. Hhahaha. Boa dica! 10 exemplos de futebol arte-marcial.

    ResponderExcluir
  5. Ah, não esquece da voadeira do francês Cantona num torcedor... inesquecível!!!

    ResponderExcluir