segunda-feira, 25 de abril de 2011

10 sambinhas

Muitos sambinhas no pen drive ultimamente. Palavra boa de dizer, "sambinha". A pessoa pode não gostar de samba, mas como não vai simpatizar com um "sambinha"?

É verdade que não tenho pelo samba a mesma curiosidade e interesse nutro que pelo jazz, blues ou rock. Meu repertório é pequeno, principalmente do samba mais puro, dos sambistas menos misturados com outros ritmos. Jorge Ben, João Bosco, Chico Buarque, são todos incríveis, mas não exatamente sambistas.

É o samba dos sambistas o que mais tenho ouvido nos últimos dias. Sem método, descubro tudo por acaso. Se gruda na memória, guardo o nome pra procurar depois. Aos poucos, o acervo cresce. E algumas das canções que já cantarolo por aí, faço questão de compartilhar com os amigos leitores. Ei-los:

Disritmia, do Martinho da Vila (Ouvir)

A flor e o espinho, do Nelson Cavaquinho e do Guilherme Brito (Ouvir com a Roberta Sá)

Samba da minha terra, do Dorival Caymmi (Ouvir com a Elza Soares numa versão jazzística)

Coisinha do Pai, do Jorge Aragão (Ouvir com a Beth Carvalho)

Conversa de Botequim, do Noel Rosa (Ouvir com o Chico Buarque)

Retalhos de cetim, do Benito di Paula (Ouvir)

Vou festejar, do Jorge Aragão (Ouvir com a Beth Carvalho e a bateria da Mangueira)

Volta por cima, do Paulo Vanzolini (Ouvir com o Noite Ilustrada)

Folhas Secas, do Nelson Cavaquinho e do Guilherme Brito (Ouvir)

O quitandeiro, do Monarco (Ouvir)

2 comentários:

  1. E aí meu!!!!! Esses sambinhas são massa mesmo, muito belos, acabei tendo muito contato com o samba este ano, estou bem na onda, com sua permissão gostaria de dar 3 sugestões pra ti e pra galera:
    "Desde que o samba é samba" com caetano e Gil, demais,
    "É hoje o dia da alegria" (samba enredo 1982 Escola União da Ilha)
    "Quem é ela" Zeca pagodinho
    Valeeeeeeeuuuuuu, um abraço

    ResponderExcluir
  2. Pode crer, meu! O samba enredo da União da Ilha é mesmo fantástico. Também curto muito o da Mocidade de 1996, Criador e criatura:

    "A mão que faz a bomba, faz o samba. Deus faz gente bamba. A bomba que explode o nesse carnaval. É a Mocidade levantando o seu astral"

    Abração

    ResponderExcluir