quinta-feira, 7 de abril de 2011

Lucianos e douglianos

O mundo é feito de Lúcios e Douglas. Para quem não é do futebol, traduzo a metáfora: nosso mundo é habitado pelos esforçados e pelos brilhantes. E ambos são importantes e necessários, assim como os dois jogadores - Lúcio, o operário, e Douglas, a estrela - são imprescindíveis ao time do Grêmio.

Os esforçados - os lucianos - caracterizam-se pela eficiência e correção em tudo o que fazem. Gostam de se sentir úteis e por isso trabalham, incansáveis, o tempo todo. Os brilhantes - os douglianos - não demonstram tanto interesse assim no coletivo. Tudo o que fazem parece iniciar e terminar em si mesmos. Têm mais pensamento do que ação em sua natureza. Mas são os que tomam poucas e boas decisões quando necessário.

Os douglianos também têm por característica falar pouco. Procuram as palavras certas para falar bonito. Os lucianos gostam mais da conversa fácil, mas, por substituírem muitas vezes o pensamento pela fala, podem se tornar chatos, de tão eloquentes. O que também acontece com os douglianos: em dia de pouquíssima inspiração retórica, são facilmente dispensados.

O ser luciano oferece à sociedade seu esforço, e podemos contar sempre com ele, pois tudo o que faz é com método e competência reconhecidos. O dougliano, ao contrário, por nos brindar com o brilhantismo, muitas vezes nos irritará com sua inércia, com seu aparente comodismo diante do que o luciano está sempre tentando mudar. Mas é do prazer de surpreender que o dougliano vive. Daí a falsa ausência, para que dele nada se espere. Para que a surpresa seja maior.

Há Lúcios e Douglas por toda parte. Esforçados e brilhantes, vivendo a vida cada um ao seu modo, mas construindo juntos. Quem ganha é sempre o time.

3 comentários:

  1. O que dizer deste texto primuxo?? "matou a pau" como sempre!!! Perfeito!!! Eu me encaixo no ser luciano, rsrsrs!!!
    Bjoooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Mestre! Hoje teríamos um belo debate futebolístico no Alemão se estivesses em São Léo!rs
    Beijo! Sucesso ;)

    ResponderExcluir
  3. Não é à toa que te chamam de Mestre dos Pampas... ;) Ótimo texto!

    ResponderExcluir