quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Expectativas pra quê?

O mal que aflige o maior número de pessoas em todo o mundo, desde sempre, atende por este nome: expectativa. Não há praga maior a ser combatida na busca pela felicidade. A própria busca da felicidade é um grande atrativo para que criemos expectativa. Tratemos, portanto, de evitá-la.

A expectativa tem uma ligação intrínseca com a frustração. Porque mesmo a expectativa que se concretiza é frustrante. E por nunca estarmos satisfeitos, gera novas expectativas. Não parece melhor deixarmos que as coisas apenas aconteçam – com ou sem planejamento ou objetivo – mas sem depositar em nossos desejos a malfadada expectativa de como será a vida quando eles se concretizarem?

Quem cria expectativas, logo se dá mal. Expectativa de ter o emprego dos sonhos, de ser O cara nesse emprego, de achar a pessoa perfeita para namorar, de ter aquele carro que me fará feliz e bonito, de ter saúde a vida inteira, de ser sempre querido e bem-interpretado, de ser alegre o tempo inteiro. Em regra, nada disso acontece. E, considerando que possa acontecer, não deve ser tão bom e satisfatório assim. Logo, para quê?

Temos que ter sonhos, mas a expectativa nos faz um pouco escravos destes sonhos. E a vida, todo mundo sabe, não é o que sonhamos. É o que vivemos, não está no que esperamos.

Viver sem criar expectativas é ter um controle um pouco maior sobre nossas possibilidades de ação. Ainda que a grossíssimo modo, "Se der deu, se não der, não deu" é, sim, um princípio válido a ser seguido. Quase uma filosofia.

8 comentários:

  1. Belo texto Andrei,

    Conciso e coerente. Sim, uma filosofia de vida. Um dia reunirei meus amigos pensadores de boteco e organizarei um livro. Chamar-se-à "Filosofia de boteco - porque existe filosofia além da academia".

    O convite já está feito.

    Um abraço! Parabéns, outra vez, pelo texto.

    Rico

    ResponderExcluir
  2. Tem uma amigo que sempre falava isso, bem simples, bem certeiro: não crie expectativas!
    Mas não adianta, essa eu não aprendi... Sou movida a expectativas e quase não consigo me livrar delas... Portanto, convivo com as constantes frustações.
    Teoricamente, entendo e concordo com tudo oq tu escreveu, mas na prática, a coisa se complica... quase razão para análise, hehe...

    Bjooo Andrei!

    ResponderExcluir
  3. Grande Ricardo. Quero participar desse livro aí, meu! eheheh...inclusive acho que existe mais filosofia fora do que dentro da academia!

    Claudinha, que honra ter teus comentários de volta! Não suma novamente...heheh. E não crie expectativas!

    ResponderExcluir
  4. Ahh expectativas...minha vida é cheia delas, confesso que muitas vezes são frustrantes, que não consigo colocar em prática a teoria que utilizaste do "se der deu, se não der não deu", porém, a cada dia que passa percebo que na vida temos que deixar a vida nos levar, agradecer por tudo e buscar sempre o nosso melhor, mas SEM CRIAR EXPECTATIVAS!!!

    Beijos primo!

    ResponderExcluir
  5. Pois é amigo, viver o presente já é o maior de todos os presentes. Por não conseguirmos estar plenos no aqui agora,olhamos pra frente ou p/ trás, dependendo do momento. E assim, desperdiçamos energia, tempo e vida. Acho que o remédio p/ esse mal está na meditação, plena presença. Gosto da tuas reflexões. Bj,Isabel

    ResponderExcluir
  6. O melhor é ter ideais, nem que seja para perdê-los. E sair procurando outros.
    Domingos de Oliveira...assim como as expectativas!

    ResponderExcluir
  7. Vou ter que discordar...
    Acho que uma boa expectativa, mesmo que venha a ser frustrada, já traz felicidade por si só, e impulsiona e motiva atitudes e pensamentos positivos. No entanto só em relação a si mesmo, não aos outros...
    +ou- isso..
    beijo, andrei!!

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente acho que saber lidar com as expectativas ou mesmo perdê-las é um fator ligado à maturidade. Putz... antes da osteoporose se instalar, eu tinha graaandes expectativas. Claro que quase todas frustradas. Algumas me deixaram grandes cicatrizes, outras me acalentaram a infância e hoje são doces lembranças. O que era a expectativa da noite de Natal? Do verão na casa dos primos? Do antigo carnaval de São Chico, com os blocos e aquela loucurada? Ahh... talvez seja um tempero que torne a vida mais colorida. Viver o hoje é difícil. Mas a expectativa que tivemos ontem a respeito do hoje, o tornam mais intenso.
    Em relação a pessoas... realmente não dá para esperar muito. Mas quando recebemos o que não estamos esperando de alguém, justamente por não termos criado expectativa, não é bom?

    ResponderExcluir