sexta-feira, 27 de maio de 2011

Jazz na sexta

Nesta sessão que inicia hoje, este blogueiro emocionado traz toda semana um jazzinho, com breves comentários. A intenção é brindar os amigos apreciadores e, quiçá, atrair novos ouvintes para o gênero.

n.1 - Groovin’ High, de Dizzy Gillespie

Todo clássico do jazz (os standards) já foi regravado à exaustão, por incontáveis músicos, ligados ao gênero ou não. Comparando com o rock, é como se toda banda já tivesse feito uma releitura de Stairway To Heaven ou Smoke On The Water e lançado em álbum.

Groovin’ High, música que dá início a esta sessão, foi composta pelo trompetista Dizzy Gillespie, as bochechas infladas mais famosas e virtuosas do jazz, em 1945, iníco da era bebop, movimento mais legal em mais de um século de reviravoltas de New Orleans ao contemporâneo.

Em uma busca rápida pelo meu HD via Windows Media Player, encontro cinco versões de Groovin’. Trata-se de um jazz rápido e empolgante, que parece feito para trilha sonora de comédia pastelão. Todo vídeo de humor poderia ter um jazz de Charlie Parker (em breve) ou Dizzy Gillespie como pano de fundo.

Abaixo, duas versões deste som. A primeira, com o próprio Dizzy, a segunda, a preferida deste blogueiro, com o saxofonista Lou Donaldson.

Groovin' High - Dizzy Gillespie

Groovin' High - Lou Donaldson

Nenhum comentário:

Postar um comentário