domingo, 9 de outubro de 2011

Crie a sua Apple

Os amigos leitores provavelmente já assistiram ao vídeo que mostra o belo discurso proferido por Steve Jobs aos formandos de Stanford, em 2005.

Embora em boa parte do texto o criador da Apple fale sobre o já surrado tema da importância de “fazer aquilo que amamos”, o discurso traz algumas reflexões muito legais, que, como sempre, se tornam mais sérias quando o autor se vai desse mundo (Jobs faleceu na última quarta-feira).

Assisti ao vídeo há algumas semanas, quando o assunto do dia era a renúncia de Steve Jobs ao cargo de CEO da sua Apple. E lembro-me de ter gostado principalmente de um trecho em que ele sugere como é possível ter aquela epifania que provoque a vontade de mudança diante da insatisfação:

"Quando eu tinha 17 anos, li uma citação que dizia algo como 'se você viver cada dia como se fosse o último, um dia terá razão'. Isso me impressionou, e nos 33 anos transcorridos sempre me olho no espelho pela manhã e pergunto, se hoje fosse o último dia de minha vida, eu desejaria mesmo estar fazendo o que faço? E se a resposta for "não" por muitos dias consecutivos, é preciso mudar alguma coisa."

Confesso que esta última frase, principalmente, me atingiu em cheio. Creio que por me sentir provocado a pensar que a passividade diante do que não nos satisfaz é uma regra da vida bastante difícil de burlar, e a imaginar o peso que pode ter a repetição de uma resposta negativa sobre o valor do que estamos fazendo com e para a nossa vida.

Acredito que, se passamos longos períodos da vida insatisfeitos, o mais comum é sucumbir à preguiça até de pensar se está bom ou ruim, e, se estiver mesmo ruim, no que daria pra melhorar. A preguiça é a fonte maior da tristeza e a tristeza, por sua vez, é fonte do marasmo que nos faz querer desistir e esperar o tempo, o nosso tempo, passar.

Este trecho do discurso de Jobs, em especial, é um convite a pensar em mudar. É uma passagem que pode vir à tona sempre que nos questionarmos sobre o sentido de nossas escolhas. Podemos conviver, eu mesmo já escrevi, com dias ruins, de achar que não está legal ou valendo à pena. Mas este mesmo sentimento, por dias consecutivos, é a deixa para tentar mudar. Acreditando que há sempre algo novo para fazermos de nós mesmos.

Um comentário:

  1. "A preguiça é a fonte maior da tristeza e a tristeza, por sua vez, é fonte do marasmo que nos faz querer desistir e esperar o tempo, o nosso tempo, passar."

    Perfeito! Mais um texto que vai para a minha pastinha... :)

    Adorei, Andrei. Não vi essa reportagem e ainda não havia assistido o vídeo. Jobs era um gênio. Cansei de ler citações dele por aí na internet que me fizeram refletir (e invejá-lo) muito.
    Mas essa, só pude refletir graças à leitura no teu blog! Coisa boa. Sempre nos recheando com informações que unem o útil ao agradável ;)

    Kk Dalzoto.

    ResponderExcluir