sábado, 15 de outubro de 2011

Queridos mestres

Muitos dos meus seres humanos preferidos são professores. E alguns dos mais importantes também. Hoje percebo como não são apenas os colegas que me fazem falta nas salas de aula da vida. Os bons professores também sabem se tornar companhias imprescindíveis.
Não se constrói um bom ser humano sem bons professores. E os bons seres humanos que leem esse blog sabem que jamais esquecemos a convivência que tivemos, ou ainda temos, com nossos queridos mestres de toda a vida.
De todos os meus bons professores, fui melhor como amigo do que como aluno. Poucas vezes na vida fui bom aluno, pois meu interesse pelas aulas ia e voltava de tempos em tempo, sem que eu fizesse muito para mantê-lo além do estritamente necessário.
Mesmo assim, credito muito dos melhores traços da minha personalidade aos mestres com quem tive a oportunidade de aprender um pouquinho. Da pré-escola ao Trabalho de Conclusão na faculdade, aprendi a observar o mundo da forma como eles me sugeriam, chegando até a pegar o jeito deles falarem, daquela forma meio inconsciente com que isso acontece.
Acredito que os melhores professores são aqueles com quem aprendemos a gostar de algo que não sabíamos que poderíamos gostar. A paixão pela matéria que ensinam, aliada a algum carisma, sempre nos convence.
Sem citar nomes, para não cometer o pecado de esquecer alguém por pura falha da memória, aproveito as últimas horas deste Dia do Professor para dar, em forma de palavras, um imenso abraço nos queridos mestres que tanto me ensinaram. E pelo carinho que dispenso a todos eles, sei que citá-los aqui seria só um detalhe.

2 comentários:

  1. Eu vim aqui hoje por que tinha certeza que tu postaria algo sobre o assunto. E não me arrependi. Abraço, Andrei. Belo texto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Angela! E parabéns pelo teu dia!

    ResponderExcluir