quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Clapton vem aí

Com o ingresso para o tão esperado show do Eric Clapton em POA devidamente comprado, este blogueiro lista abaixo dez canções que ajudaram a fazê-lo gastar os inflacionados R$ 180,00 pelo bilhete (que é o mais barato possível). Como tudo na vida, também já foi mais barato ir a grandes shows na capital.

Sou um grande fã do Clapton desde que conheci o MTV Unplugged - lá pelos idos de 2002 - que ainda é o meu álbum preferido da discografia dele. Depois vem o From The Cradle, que é mais blues que qualquer outro. Também sou mais adepto das releituras do que das composições próprias do Slow Hand, tanto que a maioria dos sons abaixo não é de autoria dele, mas sim versões de clássicos como Love in Vain e Hoochie Coochie Man.

Abaixo, a lista com breves e dispensáveis comentários. Para ouvir, é só clicar no título.

- Nobody Knows You When You’re Down And Out Versão de um blues lá dos primórdios, da Bessie Smith, e que aparece bem trabalhada no MTV Unplugged. Além de ser linda, vale também pelo título.

- Ramblin’ On My Mind A minha preferida. Está no álbum Stages, mas há outras versões ao vivo e acústicas também bem legais. Espero que ele toque essa no show.

- Hoochie Coochie Man Um dos maiores clássicos de Willie Dixon, que é o compositor mais clássico do blues. Clapton gravou essa no ótimo From the Cradle, de 1994.

- How Long Blues Outra do From The Cradle, é um som acústico bem arrastado e legal de cantarolar a esmo por aí.

- Cocaine Daqueles sons com riffs e refrões marcantes, que são especialidade do Clapton, tipo Layla, Bad Love, Change The World, entre outras, esse é o que mais curto.

- Kindhearted Woman Releitura do grande Robert Johnson. A melhor versão é esta, ao vivo, no álbum duplo intitulado Blues.

- Wonderful Tonight O Clapton tem várias baladinhas que todo mundo conhece. Tears in Heaven, a maior delas, não me agrada muito. Mas Wonderful realmente emociona.

- Got You On My Mind - Na minha opinião, é uma das poucas que se salvam no fraco álbum Reptile, cuja turnê o trouxe a POA pela primeira vez, em 2001. Mas para quem comprou o CD, Got You... talvez valha todo o investimento.

- Before You Accuse Me - Acredito que a original seja do Bo Diddley. A primeira versão do Clapton está no álbum Journeyman, mas há várias outras, ao vivo e acústicas, todas bem pegadas. E o refrão é mais uma lição de vida que o blues nos ensina.

- Alberta Embora conheça praticamente toda a discografia, minhas preferências têm forte influência do MTV Unplugged. Não adianta querer disfarçar. Poderia citar ainda Hey, Hey, San Francisco Bay Blues, e por aí vai...mas Alberta representa bem a beleza do álbum.


4 comentários:

  1. Before You Accuse Me é muito clássica!!!
    mas ainda acho que minha preferida é Hey Hey! sei la, parece aquele som feito numa roda de amigos... totalmente despretensiosa... mas é sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, também curto muito Hey, Hey, principalmente a frasezinha da introdução! Só não tá na lista pra evitar que o Unplugged monopolize as atenções...hehehe

    ResponderExcluir
  3. Grande lembrança, meu velho...Pra dar o meu pitaco: curto mto key to the highway do charlie segar, mais a versão acustica do clapton é matadora, assim como, a "antigona" do big bill broonzy...curto tbm change the world...e pra mim a melhor do acustico é old love, tanto na "guita" qto no vocal...pa mim q não são bluesero...rsrsrs Por falar nisso comprei o meu ingresso e não me entregaram...to numa ansiedade violenta....segunda vo bater lá na fiergs....he...he...abrass

    ResponderExcluir
  4. Boas lembranças, companheiro. Key to the highway é muito boa, tô até com pressentimento de que o Clapton vai tocar essa no show. Old Love é uma balada legal, mas, ficando no Unplugged, Lonely Stranger me emociona mais...ehehe

    De qualquer forma, tu tem dois meses pra dar um jeito nesse ingresso aí! Abração

    ResponderExcluir