sábado, 27 de agosto de 2011

Somos todos endividados

Por querermos colher hoje os frutos daquilo que deixamos/esquecemos/preferimos não plantar no passado, percebo que todos temos incontáveis dívidas a cobrar de quem já fomos.

Pois tudo que nos cabe fazer da vida hoje tem uma ligação intrínseca com o que fizemos no passado. E por carregarmos o fardo de nossas escolhas, no futuro cobraremos deste que somos hoje ter feito um pouco melhor.

Pensei bastante sobre isso quando imaginei que seria ótimo tocar harmônica em uma banda de blues. Seria ótimo se não fosse impossível, pois nunca aprendi a tocar harmônica. Ora, se eu sempre gostei de blues e de gaitas de boca, por que, nestes anos todos, nunca aprendi a tocar? Deveria ter considerado a hipótese de que um dia tocar harmônica em uma banda de blues me faria feliz.

Hoje não estou com paciência, nem muito tempo, para ter aulas de harmônica. Por outro lado, se não quero que daqui a alguns anos tenha essa dívida para cobrar do meu eu presente, deveria ceder e finalmente aprender a tocar esse instrumento?

É mais ou menos o mesmo princípio de quando não queremos estudar, mas compramos a idéia de que no futuro pode ser importante ter estudado, e por isso estudamos. Ou não estudamos, e assim contraímos uma dívida, que só cobraremos de acordo com as necessidades ou desejos que surgirem com o passar dos anos.

Creio não se tratar de arrependimento, que seria desejar ter feito diferente. Mas sim de questionar, com maior ou menor grau de culpa, o que nos levou às escolhas que fizemos.

Pensar sob esse ângulo faz parecer que cobramos de outra pessoa, com vontades que em nada dizem respeito às nossas. Quando penso que deveria ter aprendido a tocar harmônica (é só um exemplo, dos mais simples e despretensiosos. A coisa pode ser bem mais séria), pareço cobrar uma herança não recebida. Como se não fossemos o mesmo, aquele que não quis aprender e o que agora queria tocar em uma banda de blues.

Afinal, o que resta para o eu presente fazer que não vá desapontar o igualmente importante eu futuro? Pensar que o eu futuro herdará aquilo que eu escolher hoje torna tudo um pouco mais relevante.

3 comentários:

  1. Vale a pena refletir muito sobre esse assunto primuxo...é muito pertinente e faz parte do nosso dia-a-dia.
    Com certeza a cobrança de nossas escolhas vem em conjunto com a maneira como conduzimos nossa vida, com as atitudes que tomamos e de como seguimos com elas. Espero um dia poder olhar para trás e perceber que o legado que deixei e o futuro que me espera, seja de acordo com as escolhas que fiz e que estas tenham sido as melhores.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. "Espero um dia poder olhar para trás e perceber que o legado que deixei e o futuro que me espera, seja de acordo com as escolhas que fiz e que estas tenham sido as melhores."

    É isso mesmo! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. espero daqui uns anos ler esse texto e pensar "ainda bem que apostei naquela mega-sena de 63 milhões!" hahaha

    ResponderExcluir