segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A gente mesmo, demais


- O senhor sabe o que é o silêncio? É a gente mesmo, demais.

(fala do jagunço Riobaldo em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa)


Não parece haver busca mais compensadora na vida do que a do autoconhecimento. Conhece-te a ti mesmo, disse Sócrates, e quase toda a filosofia se dá a partir desse desejo que temos de reduzirmos nossa ignorância acerca de quem somos. Mas como pode, ao mesmo tempo, ser tão frustrante, ao ponto de ser perigoso, conhecer a si mesmo?

As poucas certezas que acumulamos tendem a ser pouco complacentes com o nosso projeto de vida. E não sermos o que achamos que seríamos talvez seja esse um dos grandes causadores das nossas maiores e mais verdadeiras tristezas.

Temos defeitos demais, erramos demais e nossas escolhas raramente estão certas. Temos todos os motivos possíveis para passar a vida arrependidos, se assim quisermos. E ainda passamos boa parte da juventude sob o pensamento de que éramos feitos somente para experimentar grandes coisas. Mas somos absurdamente comuns, e não é nada fácil se acostumar a isso.

A busca por conhecer a si mesmo é um prato cheio para o julgamento apressado, que impede uma proximidade maior da compreensão, que por sua vez seria um grande passo para nos tornarmos um pouco melhores. Mas, como já escrevi aqui, julgar é mais rápido e mais fácil - e por isso mais tentador - do que compreender. E o pouco que julgamos saber de nós mesmos se perde em uma série de conceitos equivocados.

É um tanto quanto irônico, mas nosso maior objetivo pode levar ao mais profundo abismo. O autoconhecimento, verdadeiro, é difícil de encarar. Que ele venha sempre fantasiado com belas máscaras parece até melhor.

3 comentários:

  1. Com certeza primuxo, é muito mais fácil julgar, do que tentar compreender o porque de certas atitudes das pessoas. A auto análise nem sempre nos trás aquilo que esperávamos, mas é necessária na busca pela evolução de nós mesmos enquanto seres humanos, passíveis de erros e acertos. Difícil é admitir o erro, enxergar os defeitos. Mas é sempre bom usar da reflexão, na busca do auto conhecimento, para poder viver da melhor maneira possível.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo assunto pra ser abordado!
    Somos uma grande incógnita para nós mesmos e isso é tão paradoxal, né?
    Grande texto, Andrei! Me faz voltar àquela pergunta de "quem sou eu?", mas ao mesmo tempo continuar buscando a resposta.

    Adoro coisas que me incitem a pensar nesse tipo reflexão...
    Abraço :).

    ResponderExcluir
  3. Por isso é que eu continuo a afirmar, como é bom termos e fazermos amigos Andrei.

    ResponderExcluir