domingo, 22 de agosto de 2010

Sentimentos mútuos

Saber que a maioria das pessoas de quem gosto também gostam de mim, e geralmente com a mesma intensidade. Nada me é tão valioso. E não sei quanto aos leitores, mas eu mesmo nunca havia parado pra pensar nisso. Talvez porque o mais comum seja assumir como algo natural quando somos o melhor amigo do nosso melhor amigo, por exemplo.

Mas reparemos um pouco no tamanho do privilégio que é essa reciprocidade. Aquelas pessoas por quem temos grande afeição poderiam simplesmente não correspondê-la, sem que fossem culpadas por isso. Porém, felizmente, a regra - quando se trata de família e amigos - é o sentimento ser mútuo. Nutrimos grande amizade de quem recebemos em troca, nutrimos pouco afeto por quem nos dá o mesmo.

Às vezes quase choro de felicidade por perceber que pessoas da minha íntima preferência gostam, se preocupam, se interessam, me aturam. Não lembro de ter em minhas relações pessoais alguém a quem eu silenciosamente quisesse requisitar maior atenção, à altura da que dedico. Isso não é felicidade, pura e simples?

Parece óbvio, e talvez seja, mas como é bom desfrutar da companhia daqueles que gostamos, ou, quando isso é impossível, apenas dos seus sentimentos, quando são mútuos. Se sentir querido por estes que fazemos questão de dividir nosso tempo, humor, dúvidas, gostos, dores, alegrias. Descobri que gosto muito disso.

3 comentários:

  1. Dei um Ctrl C + Ctrl V e guardei essa crônica junto com algumas outras tuas que eu já tinha guardado :D
    Adoooro mesmo ler teus textos. Incrível como a gente se encaixa em muitos deles!
    Beijo, querido!!

    ResponderExcluir
  2. veeeeelho! muito bom!
    pensei nuns 135782 comentários que eu gostaria de fazer... mas nenhum deles se encaixaria a altura do texto.
    show de bola!

    ResponderExcluir
  3. Siiiim, Andrei sempre escrevendo o que muita gente pensa, mas não sabe dizer assim tão bem...
    Fiquei aqui pensando nessas coisas...
    E no quanto isso é valioso mesmo!!!

    ResponderExcluir