quarta-feira, 7 de abril de 2010

Messi é gênio. Será um mito?

Messi é um craque. Dos que já vi jogar, só não tem mais futebol do que Ronaldinho Gaúcho. O argentino tem mais cabeça, mais foco, é menos adepto das dispersões da vida. Por isso, tenho certeza: vai render mais do que o Gaúcho ao longo de sua carreira. Porém, não tem os lampejos de genialidade de Ronaldinho. Messi é aquele craque de 90 minutos. Ronaldinho é o gênio de um segundo.

Também não sei se Messi será um mito, como foi Maradona. O mito precisa de histórias que o tornem imortal. Maradona tem várias. Messi marcou quatro gols ontem, pode vir a marcar mais quatro semana que vem. Mas daqui a 10 anos, 20 anos, lembraremos destes gols? Dificilmente.

O mito precisa viver na memória das pessoas. Belos gols e belas jogadas, infelizmente, se perdem no acúmulo de belos gols e belas jogadas da memória. O que permanece é o fato que vai além da memória, pra misturar-se com a imaginação e a fantasia. É o gol com a mão de Deus. É ganhar uma Copa sozinho. Histórias que o povo conta, aumenta.

O mito precisa que as pessoas torçam por ele. A Argentina “perdoou” o envolvimento de seu ídolo maior com as drogas. O Brasil “perdoou” Ronaldo tantas vezes fora de forma, perdoou Ronaldo com os travestis. Messi ainda é novo, não sabemos o que o fará cair no colo dos argentinos.

Pouco vi Maradona jogar. Mas só a sua lenda já me satisfaz. Ainda resta saber qual será a lenda de Messi.

Um comentário:

  1. Concordo com tudo o que voce escreveu! Também acho o Messi um tremendo jogador, mas colocá-lo no mesmo patamar de mitos seria prematuro e presunçoso. Se puder, leia meu artigo "O exagero sobre Messi", em que concateno com seu raciocínio!

    ResponderExcluir