sexta-feira, 16 de abril de 2010

Um blues esquecido

Love Changin’ Blues, tocada e cantada por John Hammond, é uma das mais belas músicas que já escutei. Emociona qualquer ser vivo. Só não a incluí na lista de blues para o seu outono, porque, como vocês vão ler, havia esquecido completamente dela.

Poucos conhecem Love Changin'. A composição e gravação original são de Blind Willie McTell, do fim dos anos 20, e a versão de Hammond é uma de suas raras regravações. Eu só a conheci porque, certa feita, o amigo Juliano Guimarães emprestou-me o CD do Natu Blues Festival 2003 -, e esta música foi selecionada para a coletânea oficial, que tem até o Borghettinho encarnando um bluesman em Milonga Para as Missões.

Conversando noite dessas com o amigo Leandro Salvador, definimos o canto de Hammond como o de um cão uivando. Howlin’ Dog. Entrei com o conceito de cão, Leandro com o de uivante, e assim ficou. John Hammond, vocês já sabem, canta como um cão uivante.

Embora seja uma preciosidade, confesso ter esquecido de Love Changin' Blues. A cópia do CD hoje resta em algum lugar entre o céu e a terra. Nunca mais a vi. E neste mundo de informações excessivas, lembranças não renovadas logo se perdem. Ao longo dos anos, tantos outros blues, tanto jazz, tanto rock, tanto samba se acumularam, que acabaram por soterrá-la na minha memória.

E assim foi, até o dia em que o Jô levou Hammond ao seu programa. Nem lembro o que eles tocaram, mas o certo é que tão logo foi mencionada a atração musical, lembrei do blues que há 7 anos me deixara fascinado. Na mesma hora fui buscar no Youtube. Óbviamente, lá estava ela.

É com este belo espécime do Blues que deixo vocês neste fim de semana, pois hoje dirijo-me novamente à serra gaúcha. Vou ver se as coisas estão em ordem por lá. Domingo estou de volta.

Um comentário:

  1. Um grande abraço senhor Andrei, realmente esse é um belo blues que merece ser desenterrado, e graças ao seu blog não só por mim, você e o Leandro. eheh


    Juliano Pinto Guimarães

    ResponderExcluir