quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Meu pequeno grande amigo

O gatinho acima foi um dos melhores amigos que fiz em São Leopoldo. É de uma vizinha, mas foi adotado por todos os moradores do prédio (não somos muitos), tamanho o seu prazer em receber carinho, ainda mais depois que uma gata persa chegou para dividir casa com ele. Desde então, vive mais na rua do que dentro de casa, sempre esperando algum morador chegar para começar a rolar no chão.

Nunca descobri seu nome verdadeiro, mas também nunca precisei saber. Gosto de distribuir meus próprios nomes, e acredito que cada um de meus vizinhos tenha sua maneira de chamá-lo. A mim, ele atende pelo simpático nome de Jabulânio, em uma talvez não tão original homenagem à famigerada bola da Copa, embora com o charme da terminação em "ânio".

Aprendo demais com os gatos. Principalmente com a sua aparente indiferença, relativização da importância das coisas, como tem que ser mesmo. Não raro, deixamos nossos gatos em São Chico sozinhos por um feriado, um fim de semana. E eles se viram, desde que tenha comida. No fundo o que eles querem é comida, qualquer gentileza está ligada a isso.

A síndica do meu prédio deixa sua gatinha, a Basti, sozinha por duas semanas, a cada dois meses, quando viaja. Eu até me encarrego de cuidar, mas às vezes subo a serra e a deixo tomando conta do apartamento da dona, e nunca tive preocupação. Parece que ela já aprendeu a dosar a ração deixada no seu potinho, que dura as duas semanas e ainda sobra.

Deixando São Leopoldo nos próximos dias, sentirei falta do Jabulânio, que tantas alegrias compartilhou comigo, ganhando presunto a cada comemoração que fazíamos pelas etapas vencidas, especialmente no fim da faculdade. Sentirei muita falta.

7 comentários:

  1. Tomara que o Jabulânio simpatize comigo também. Só não terá presunto para ele todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Ahh...na verdade no dia-a-dia ele ganha mortadela. Presunto é só em ocasiões especiais, e quando tem!

    Ele irá simpatizar contigo e com a Manu, com certeza. Só tem que alimentá-lo e brincar um pouco, como se fosse um tamagochi.

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte na nova empreitada, Monsieur Andrei. E tenho certeza que a Ju e a Manu vão cuidar bem do Jabulânio.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, mademoiselle Roberta! Tenho certeza que ele vai cuidar bem delas também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nem gosta de gatos, meu amigo véio!
    Somando a idade dos teus, não sei se dá a do meu Tibério, hehe

    Abração!

    Angelo

    ResponderExcluir
  6. é meu velho...
    esses bichinhos tem mais valores do que muita gente!!

    abraço...

    ResponderExcluir
  7. Legal ter um bichinho, né? As vezes eles até conseguem "falar", se expressar melhor que nós mesmos :).

    ResponderExcluir