sexta-feira, 24 de junho de 2011

Jazz na sexta

n. 4 – Freedom, de Charles Mingus

A quarta edição do Jazz na Sexta traz o jazzista preferido deste blogueiro (que se já disse o mesmo sobre outro, mentiu): o baixista e compositor Charles Mingus. O tão genial quanto perturbador Charles Mingus, e sua banda igualmente fantástica, com Charlie Mariano no sax e Dannie Richmond na bateria (dois nomes que não figuram entre os graaaandes do jazz, mas que simplesmente deveriam).

Ninguém que justifica minimamente sua passagem por esta vida deve ficar indiferente ao som de Mingus. É um exagero, óbvio, mas necessário para ilustrar o quanto admiro esse cara, de quem já devorei a não-tão-bem-escrita autobiografia.

Mingus já esteve aqui no blog antes, é bom lembrar. Desta vez, a música qe compartilho com os amigos leitores é outra: Freedom, que fecha o álbum intitulado Mingus Mingus Mingus.

A peculiaridade deste som é o coral que abre a música, cantando duas belas estrofes, que são seguidas por instrumental realmente empolgante. Vale ouvir e depois ouvir de novo. As noites de inverno estão aí pra isso.

Charles Mingus - Freedom

2 comentários:

  1. Que que dá pra dizer?
    Mingus é muito gênio!
    Ouçam outras, ouçam todas!! hehe

    ResponderExcluir
  2. Ouçam outras, ouçam todas, ouçam de trás pra frente...hehehe. Mingus é demais!

    ResponderExcluir