domingo, 17 de julho de 2011

Dia de Baden Powell

Baden Powell, amigos. Ainda que sem nenhum motivo aparente, preciso começar a semana falando sobre Baden Powell.

Não sei dizer há quanto tempo Baden é o meu grande ídolo na música brasileira, lado a lado com João Bosco, assim como também não sei se ouvir o Baden é que me comove ou se eu que recorro a ele quando estou comovido, por algum motivo. Quem ouvir Samba Triste, por exemplo, há de me entender.

Baden é um dos maiores violonistas de todos os tempos e um dos grandes compositores brasileiros. Não há nada de novo nisso. Mas me chama a atenção também a voz dele, uma voz frágil, que em nada lembra a de um cantor, mas que é muito agradável de ouvir. O Baden velhinho tem uma certa voz sábia de avô.

As parcerias mais clássicas de Baden são com Vinícius de Moraes, com quem compôs Samba da Bênção (clássico de formaturas) e os afrosambas (Canto de Ossanha, Berimbau, etc.). Mas ele também tem ótimas parcerias com Paulo César Pinheiro (Lapinha) e Billy Blanco (Samba Triste), entre outros.

Baden tem sons de profunda melancolia e de singela alegria. Não é para todas as horas, requer alguma introspecção. Não desperdicemos o Baden nos fones de ouvido da volta pra casa, por exemplo.

Também não desperdicemos o Baden lendo estas palavras sobre ele. Afinal, podemos ouvi-lo nos links abaixo:

Samba Triste (ouvir) (ouvir - instrumental)

Lapinha (ouvir)

Tem dó (ouvir)

Round Midnight (ouvir)

Trecho de um pocket show em Paris (ouvir)

2 comentários:

  1. estou pesquisando, descobrindo e amando o som de baden powel, e só o filé, é muito massa, sem mai palavras

    ResponderExcluir
  2. Caro Andrei, Baden Powell é um absurdo de bom, não sei se alguém do meio musical no Brasil se compara a ele em importância e talento. Procurando por ele, caí no seu blog e aproveito para recomendar uma canção linda dele que tem no youtube, digite: Preludio em A menor, veja a versão de 9 minutos, gravada na Polonia. Acho que, pelo menos musicalmente, nasci no tempo errado. Até mais. Valéria.

    ResponderExcluir