terça-feira, 5 de julho de 2011

O simpático Tim-Tim

Enquanto uma nova crônica que venha para revolucionar os costumes do nosso século não surge por aqui, compartilho essa materinha que saiu no clicBento e na ZH do último dia 1º. É a história de uma sacada bem bacana dos vizinhos de Garibaldi.

Turismo direto do front

Há mais de duas décadas, um veterano da 2ª Guerra Mundial passeia diariamente pelas ruas de Garibaldi, na Serra. Trata-se do Tim-Tim, um legítimo caminhão do exército dos anos 40 transformado em um elegante ônibus de turismo.

A história do Tim-Tim – nome alusivo ao brinde de champanhe, bebida que é um dos símbolos de Garibaldi – começa, ou recomeça, em 1990, quando foi adquirido pela prefeitura junto ao exército brasileiro. O prefeito da época viu o caminhão parado em um quartel de Porto Alegre, e imaginou que poderia dar a ele uma nova utilidade. E desse dia até o primeiro passeio pelo centro histórico do município de 30 mil habitantes foi só o tempo de reformar a cabine e substituir a carroceria pelo reboque que o transforma num ônibus para até 50 passageiros.

Durante o período da guerra, entre 1939 e 1945, foram fabricadas mais de 500 mil unidades destes caminhões militares, que serviam para o transporte de tropas e de suprimentos para o front. Mais de 60 anos depois, poucos continuam trafegando, e dificilmente algum outro tenha mudado tão radicalmente de função.

Há 20 anos na boleia do Tim-Tim, Renato Corbelini conta com orgulho histórias dos turistas que já conduziu, transportando desde um grupo de freiras de diversos países até atores e atrizes globais. E o parceiro nunca o deixou na mão.

- Estamos sempre atentos à manutenção do ônibus, que é mesmo muito antigo, mas ele jamais nos deu problema. O único problema é a quantidade enorme de gasolina que ele consome – brinca.

Os passeios são agendados pela Secretaria de Turismo de Garibaldi, e ocorrem geralmente nos finais de semana, sempre conduzidos por um guia de turismo que conta a história do município. Na semana passada, foram feitas reformas na lataria e alguns reparos na pintura. Tudo para deixar o velho Tim-Tim ainda mais bonito para o inverno.

2 comentários:

  1. Mas que amor o "tim-tim"...história bem interessante!!!!

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, que massa cara. Imagina tu dar uma volta nessa máquina!!! É de ficar se imaginando na 2ª Guerra, no meio do tumulto, de armas...
    Loucura! Idéia legal do Prefeito. Aprovada!
    Seria legal se tivesse um assim aqui em São Chico. Acho que o único que tem é aquele no Hotel das Araucárias. Mas se não me engano, o passeio é só para os hospédes... Enfim, é uma atração! Sempre tem gente que curte dar uma voltinha. hehe

    ResponderExcluir