domingo, 3 de julho de 2011

Trajetos

Sou apegado a certos trajetos. O ritual de cumpri-los diariamente, principalmente o da volta do trabalho para casa, no finzinho da tarde, é uma agradável rotina que cultivo há bastante tempo.

No frio quase congelante dessa época, com um vento batendo no rosto, mãos no bolso da jaqueta, sem pressa para chegar, cultuando a invenção da touca, da luva, dos fones de ouvido, tudo é bom humor na volta pra casa, ali pelas 18h30.

Caminho 20 minutos nesse caminho trabalho-casa. Além de revigorante, ainda tem a vantagem de ser um hábito saudável, o que nunca foi uma das bandeiras que ergui na vida.

Cumprir com um mesmo trajeto todo santo dia nos torna íntimos das ruas por onde passamos. Das vitrines das lojas; dos rostos nas paradas de ônibus; dos malabaristas prateados do sinal vermelho, do fim de expediente do comércio e das repartições públicas.

Todos os envolvidos somos partes de um cenário que nós mesmos protagonizamos e repetimos diariamente, e gosto de saber disso enquanto caminho.

Quase chegando em casa, há ainda a irresistível vitrine da pet shop, com seus filhotes de cães e gatos que geralmente dormem tranqüilos, alheios ao caos do mundo lá fora. Na última esquina, o trailer do cachorro quente sempre bombando. E então o lar.

É inevitável que um dia a rotina mude, que outros caminhos surjam, e que eu sinta falta de meu trajeto diário do fim da tarde. E me pergunto se, como toda boa relação que chega ao fim, sentirá ele minha falta também.



Exibir mapa ampliado

3 comentários:

  1. Que barato este texto primuxo. Fiquei lendo e imaginando a tua caminhada, com todos os detalhes por ti mencionados!
    Que fofura que não deve ser a vitrine do pet shop. Sempre que passo por algum lugar onde tenha uma, fico encantada e paro a caminhada para ficar admirando os bichinhos que ali se encontram.
    Mais uma vez, está de parabéns.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Amanda! Essa pet shop invariavelmente atrasa minha volta pra casa...ehehe

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu já faço o contrário. Não gosto de percorrer as mesmas ruas sempre, ver as mesmas casas, as mesmas pessoas... Gosto de mudar. Até mesmo pela distância, às vezes é melhor chegar mais rápido em casa. Às vezes, mais devagar...

    Mas acho que isso tem a ver com o fato de eu morar em São Chico há tanto tempo. Talvez por isso essa vontade de 'mudança' de trajetos. Já que - por enquanto - são os únicos que estou conseguindo mudar ;)

    ResponderExcluir