quarta-feira, 28 de julho de 2010

Fases que chegam e passam

Despedidas. Quarta-feira, foi dos colegas da Assembleia Legislativa, onde encerrei meu estágio em assessoria de imprensa começado em fevereiro. Um adeus aos bons amigos que fiz lá, dos cafés ruins que nos servem, das ascensoristas espirituosas, do velhinho engraxate que sempre pede R$ 2,00 para comprar um pastel.

Há poucos dias havia me despedido da Unisinos, onde passei seis anos cursando Jornalismo. Considerando que por dois anos ainda fiz estágio e iniciação científica por lá, não tenho como negar que foi a minha segunda casa. Talvez volte a fazer alguma graduação no futuro, mas certamente a época de ser um acadêmico convicto foi essa que vai se encerrando.

Aos 24 anos, não sou exatamente um velho. Mas enquanto vai caindo a ficha de que a vida de estudante passou, de que os estágios também já são uma parte do passado e de que o presente traz o início da carreira profissional, confesso estar sentindo esses 24 como se fossem o dobro. E às vezes da vontade de voltar correndo para o útero na mãe e começar de novo.

Acho que é lá no início da adolescência que começamos a pensar no futuro. E nunca nos imaginamos com mais do que 20 anos. Aos 18, entramos na universidade ouvindo de todos que será esse o período mais feliz de nossas vidas. E talvez seja, mas certamente não descobriremos até o dia em que essa fase passa, com a sensação de que foi tão rápido que nem vimos, e de cara entramos em outra.

Não nos despedimos apenas de pessoas, de empregos, de cidades. Estamos sempre dando adeus às diversas fases que vivemos, como se viver fosse preencher um grande formulário com as experiências que nos cabem. Preenchemos um campo e, não podendo apagar, seguimos para o próximo. E daí para o próximo, e para o próximo, até entregarmos quando estiver pronto.

3 comentários:

  1. nossa, esse ''entregar'' me soa como um definitivo adeus...

    ResponderExcluir
  2. Se a vida é mesmo um formulário, amigo, uma coisa é certa: no meu tem um campo com teu nome e isso vai ficar registrado até o dia em que eu tiver que entregar tudo devidamente preenchido. Obrigada pela companhia nesses seis anos de faculdade. Se não 'os' mais felizes da vida, certamente anos muito felizes. Beijo, saudade já!

    ResponderExcluir
  3. Num tem dois pila??? prú pastel??? num qué ingraxá?? já é 15 pra as 4, Bom fim de semana

    ResponderExcluir