domingo, 18 de julho de 2010

O melhor álbum de Charles Mingus

Gosto muito de jazz. Mas gosto ainda mais do jazzista Charles Mingus. Ou seja: mesmo que não gostasse de jazz, gostaria de Charles Mingus. E este é o argumento para indicar o baixista e compositor mesmo para os que não têm tanta familiaridade ou grande afeição pelo jazz. Tenho a certeza de estar falando de um artista que pode agradar aos que são do rock, do blues, do samba, do metal, da música clássica. Todos que que gostam de música.

Só para contextualizar, Mingus foi um dos músicos mais consagrados da história do música americana, seja como instrumentista ou compositor. Começou a carreira no fim dos nos 40, época em que o jazz já havia deixado de ser uma música dançante, passando a ser uma exibição de instrumentistas extremamente sofisticados e improvisadores inspirados. Muitas das sua composições são consideradas excêntricas e seu estilo é difícil de rotular entre os diversos subgêneros do jazz. Mas, obviamente, ser um incompreendido só aumenta sua mítica genialidade.

O melhor álbum de Charles Mingus chama-se Blues & Roots, e é de 1959. Só minhas canecas, meus casaquinhos de avô e meus gatos sabem o quanto já ouvi esse álbum, perfeito para praticamente qualquer ocasião. Já coloquei suas músicas em festas na minha casa. Já ouvi no ônibus e no trem, tentando pegar no sono, já me inspirei passando noites escrevendo com B&R de fundo. E nunca cansei de ouvi-lo. Talvez até seja enterrado ao som de Blues & Roots (mas só se um dia eu vier a formalizar esse pedido, por favor!).

Não costumo colocar links pra download no blog, mas se tratando de um caso especial, alerto que é possível baixá-lo aqui. Feito isso, atente especialmente para My Jelly Roll Soul, Cryin' Blues e Wednesday Night Prayer Meeting. Sao as mehores..

Finalmente, como já disse, não é preciso ser um fã de jazz para gostar de Mingus. Pois ele realmente está além do gênero.

3 comentários:

  1. Andrei, cada vez que visito teu blog fico mais surpresa como nossos gostos são parecidos! Amo jazz, acho que já te comentei, mas ainda não conhecia Charles Mingus... mas como me identifico muito contigo, vou buscar conhecê-lo! Valeu pela dica (:!

    ResponderExcluir
  2. Thaís, legal tu ter curtido o texto e, principalmente, tu curtir jazz também. Espero que o som do Mingus faça bem aos teus ouvidos, assim como faz aos meus!

    ResponderExcluir
  3. Hey o link tá quebrado, ótima indicação!

    ResponderExcluir