quinta-feira, 22 de julho de 2010

As 10 do Led

Todos vocês, que atenta ou distraidamente acompanham esse blog há tempos, já perceberam a afeição do blogueiro por elaborar listas, principalmente musicais. Tão logo compartilhei a última, na ocasião do Dia do Rock, deu saudades de ouvir Led Zeppelin, e desde então só tenho ouvido Led Zeppelin (exceto no trem, na hora do rush, que exige Rage Against The Machine). Que grande banda, esta do Jimmy Page e do Robet Plant, que ilustram esta postagem.

Discografia devidamente baixada, relembrando muita coisa dos tempos em que ouvia bem mais rock do que hoje em dia, a lista abaixo saiu naturalmente, em poucos minutos. A ordem das músicas é apenas da hierarquia da memória. Confiram, comentem, sugiram.

1 - Gallows Pole
A letra sobre um cara que está prestes a ser enforcado lembra a de 25 minutes to go, do Johnny Cash. E é o mais legal da música. Mas Gallows Pole, do álbum III, tem ainda uma batida acústica sensacional, que lembra um agradável folk rural. (Ouvir)

2 - What is and what should never be
Sabem aquelas músicas do Led que começam como uma balada despretensiosa e, lá pelas tantas, entra um riff de guitarra que muda tudo e vira rock n’ roll puro? Em What is..., essa fórmula é executada com maestria. (Ouvir)

3 - I can’t quit you baby
Do álbum de estreia, aquele que tem a influência mais forte do blues, incluindo regravações de alguns clássicos, como este, de autoria de Willie Dixon. Extremamente arrastada, tem que entrar muito no clima para curtir I Can’t Quit... Mas pra quem é entusiasta do gênero, esta é indispensável. (Ouvir)

4 - Immigrant Song
Uma das mais célebres do Led, está no álbum Led III, e que foi muito bem encaixado na trilha do filme Escola de Rock.. Rock empolgante, riffs e um refrão incríveis. Uma daquelas clássicas que não chegam a virar um clichezão, como Black Dog, por exemplo. (Ouvir)

5 - Ten Years Gone
Quem já leu outras listas postadas aqui, deve ter percebido que eu privilegio bastante músicas que criem “climas”. Ou que sejam elas mesmo “climáticas”. Aquelas que te transportam para algum outro lugar no tempo e no espaço, como se ovocê estivesse ouvindo Led Zeppelin. Ten Years Gone é climão. (Ouvir)

6 - Rock N’ Roll
Clássico dos clássicos, não só da banda como da história do rock, já foi vinheta de tudo o que se refere ao gênero. Certamente, Rock N' Roll está para o rock assim como Garota de Ipanema está para a Bossa Nova, como um ícone maior que a própria música. Mas não é à toa. (Ouvir)

7 - Stairway to Heaven
Queria fugir do óbvio um pouco, mas é impossível deixar de for a, principalmente porque seria a primeira que me perguntariam a respeito. Evitando isso, ei-la na lista. Introdução, letra, riffs, solo, harmonia, tudo é perfeito nos longos nove minutos da bela Stairway to Heaven. (Ouvir)

8 - Kashmir
Idem 5. (Ouvir)

9 - Going to California
Gosto da letra dessa canção, que me remete a um road movie, ou filme de estrada, em que o assunto é uma viagem, uma despedida, coisas assim. E o violão do Jimmy Page só enfatiza esse clima, com belas levadas passagens alternadas. Vou ouvi-la agora, inclusive. (Ouvir)

10 - Since I’ve been loving you
Outro blues da maior qualidade, carregado de muito feeling de todos os músicos, como manda o figurino. Poetizando um pouco, digo que quem ouve essa música despreparado, corre o risco de morrer chorando e nem se dar conta. (Ouvir)


Confira as listas anteriores:

2 comentários:

  1. Achilles Last Stand
    Over the Hills and Far Away
    Houses of the Holy

    ResponderExcluir
  2. É, e ainda tem

    Black Dog
    The Song Remains The Same
    Heartbreaker

    E por aí vai...

    ResponderExcluir