sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cartas de Bento n.1

Bento Gonçalves é, antes de tudo, uma cidade bonita. Bem como a maioria das cidades serranas, em especial Gramado e Nova Petrópolis, pelo que a memória me permite comparar. Apesar da colonização diferente (lá alemães, aqui italianos), esteticamente, Bento lembra bastante estes municípios. Com a diferença (vantagem, talvez) de ser maior, de oferecer tudo o que uma cidade grande oferece.

A avenida principal é composta por algumas pracinhas simpáticas, onde, após o almoço, as pessoas se espalham pelos bancos, pegando um sol e conversando, ou então ficam a entrar e sair das lojas que circundam a avenida. Pessoas estas que, em sua maioria, são receptivas, não negam uma informação a um forasteiro, e até a oferecem com invariável sorriso no rosto. Pessoas que gostam de viver aqui, e parecem querer que todos se sintam bem em sua cidade.

Nos primeiros dias por aqui, como era de se esperar, bateu uma saudade de tudo o que vivia em São Leopoldo, uma época que, como todas as outras, se foi. Saudade do campus da Unisinos, do gatinho Jabulânio, da padaria próxima à estação onde virei freguês e amigo, das vizinhas loiras e gêmeas que me confundiam a cada vez que cumprimentava uma delas (pois, nos primeiros meses, só uma me cumprimentava de volta).

Pra não dizer que tudo são flores, é preciso dizer que estava certo quem me falou que Bento era uma verdadeira montanha-russa. Você está sempre subindo ou descendo alguma rua, nunca andando em terreno plano. Como não podia ser diferente, a sensação é de que, para os trajetos diários deste blogueiro, sobraram as subidas maiores e mais íngremes. Mas sendo otimista, pode ser a oportunidade de perder alguns dos quilos acumulados nos últimos anos.

Ainda não será este meu primeiro fim de semana por aqui. Nesta sexta, vou a São Chico, a trabalho, unindo o útil ao agradável de voltar ao lar. Talvez um fim de semana em Bento seja um bom motivo para escrever a carta nº 2.


Avenida principal de Bento, por volta das 13h.

Outro ponto da avenida principal, com um menino gordinho vindo em minha direção

Chafariz de vinho em frente à Prefeitura.

4 comentários:

  1. Bahhh...ia mesmo falar contigo sobre a festa, que irei perder :/

    Mas, olhando pelo lado bom, já chego em Bento em dívida contigo! :)

    Boa festa!

    ResponderExcluir
  2. Lendo a carta nº1, me senti tendo um correspondente de São Chico em Bento, trazendo as informações do local, hehe...
    Fico curiosa para saber de mais detalhes da cidade e para que, a partir desse teu apurado senso de observação, possamos nos informar do que tem de bom pra fazer por aí.
    =)

    ResponderExcluir
  3. É um serrano legítimo mesmo, em casa em qualquer parte da serra! Saudades daqui tb ;)

    ResponderExcluir