terça-feira, 28 de setembro de 2010

Algumas linhas sobre Tom Zé

Sou fã do Tom Zé. Mais até do personagem do que do músico, embora também goste do som e das letras impossíveis que o baiano cria. Unindo trabalho e diversão (o que não é sempre que dá pra fazer, como prova matéria com o Fiuk dias atrás), depois do show de ontem escrevi um relato que o Pioneiro aproveitou em seu site. Ei-lo:

“Se o Rio Grande do Sul um dia se separar do Brasil, eu exijo meu passaporte”. Foi com frases como essa que o cantor e compositor Tom Zé ganhou a plateia da Casa das Artes, ontem à noite, no encerramento da II Semana da Música de Bento Gonçalves.

Não que essa seja uma tarefa difícil para este baiano com 50 anos de carreira e mais de 20 álbuns lançados. Em quase duas horas de show, Tom Zé dividiu o tempo entre conversas com o público, - sobre temas que vão da religião ao processo criativo do artista - interações com os integrantes da banda que o acompanha e, claro, os experimentos em cima de sua música.

Após a abertura com 2001 (parceria com Rita Lee), o repertório foi basicamente o mesmo que compõe o álbum ao vivo Pirulito da Ciência, o mais recente do artista que no próximo dia 11 completa 74 anos de idade.

Ora empolgando com a pegada da banda, ora pedindo para que o volume fosse diminuído para que seus discursos, às vezes tão aplaudidos quanto as próprias músicas, fossem melhor ouvidos, Fliperama, Ui! Você inventa, Companheiro Bush e Heim? foram algumas das canções que mais agradaram as mais de 600 pessoas presentes na platéia.

Após o animado forró que marcou o bis, com o espaço entre as primeiras cadeiras e o palco transformado em pista de dança, Tom Zé autografou CD’s e DVD’s no saguão da Casa das Artes, adornado por uma série de caricaturas do protagonista da noite feitas por diferentes cartunistas brasileiros.


Em cinco dias, a II Semana da Música contou com mais de 20 oficinas de diversos instrumentos musicais e shows de artistas locais, regionais e nacionais. O bastante para o baiano dizer: “Na minha Irará não tem essas coisas”.

2 comentários:

  1. Ele vai estar no Psicodália 2011!
    To ansiosa pra ver como será o show! Promete!!!

    ResponderExcluir
  2. Tô sabendo!Pode ter certeza que será ótimo!

    ResponderExcluir