quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quem explica Jonas?

Vejam o que é a natureza. Jonas, que já foi “o pior atacante do mundo” está a um gol de igualar a marca do centroavante Jardel, um dos maiores ídolos da torcida gremista, e a 11 de se tornar um dos cinco maiores da história do Grêmio. O atual artilheiro do brasileirão, embora tenha vestido apenas uma faixa (a de campeão gaúcho deste ano) tem 64 gols pelo clube. Como diria Cléber Machado, “pode Arnaldo?”.

Não há torcedor do Grêmio que seja fã do Jonas. Pelo contrário, é um atacante mais acostumado a conviver com vaias do que com aplausos. Mas já tem 64 gols na conta, e alguns muito bonitos inclusive. Tem 12 neste brasileirão, a mesma quantidade que fez de Jardel artilheiro da Libertadores de 95, conquistada pelo tricolor. Isso ajuda a entender os pesos e as medidas do futebol.

Para quem não lembra, o rótulo de “pior do mundo” foi dado por um jornal espanhol após um gol inacreditavelmente perdido por Jonas na Libertadores de 2009. Sem dúvida, um exagero. Mas Jonas entrar para a galeria dos maiores artilheiros gremistas parece-me outro ainda maior. É preciso que ele pare de fazer gols!

Brincadeiras à parte, é certo que Jonas não marcará época no Grêmio. A falta de títulos, se não o condenar ao ostracismo, fará com que não seja lembrado com carinho pela gerações futuras, que conviverão mais com os relatos do que com a memória. Ninguém falará de Jonas, mas ele será um dos cinco maiores goleadores nestes mais de cem anos do clube. E nem seus netos irão acreditar.

5 comentários:

  1. Mestre Jooooonas! hahaha.

    Eu admito não ser lá muito fã do Jonas. Ultimamente ele anda fazendo cada golaço inacreditável, mas, ainda assim, acho que ele está longe de ser um craque, e por isso mesmo concordo com a tua teoria de que nem os próprios netos do nosso atacante tricolor irão acreditar nessa façanha, hehehe.

    De qualquer forma, continuo torcendo para que ele cresça cada vez mais. Vai que até o final do brasileirão ele faz mais uns 6, 7 gols e o Mano chama ele pra Seleção? Hahahhahaa, quee sonho. :D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, nesse brasileirão ele tem sido, ao lado do Victor, fundamental pra coisa não desandar.

    Mas acho que Jonas na seleção nem os pais dele acreditariam! haha

    Beijo, Camila!

    ResponderExcluir
  3. quando vi o titulo também pensei no mestre jooooonas, achei que era sobre sá e guarabira, tá meu, esse jonas não dá não dá, também concordo que ele deve parar imediatamente com esses gols.hehe

    ResponderExcluir
  4. a foto explica o que é o jonas. cara que domina a bola na cara, dribla sem querer, chuta de canela... e a bola entra! chega a ser irritante até para nós, gremistas.
    dificilmente ele faz um gol na base da calma, da técnica... quando ele faz uma boa jogada, pode saber que a conclusão vai ser uma bosta!
    e a infelicidade dele entrar pra galeria dos artilheiros se dá pelo fato da nossa "gloriosa" diretoria manter, num time medíocre, um jogador tão medíocre quanto e que não vê ninguém ameaçar a sua titularidade. vergonha!

    ResponderExcluir
  5. olha, o Jonas é o tipo do cara q deu certo num clube... a hora q trocar o Grêmio, pode até se dar bem, mas não terá o mesmo momento vivido na atualidade. Quanto a seleção, jah vi "grandes matadores" não dar certo com a amarelinha. Cito Fernandão, Christian (em 97, onde lutava pela artilharia do nacional ao lado de Edmundo), Vagner Love, Afonso, Sone Anderson, Diego Souza, Tardelli... e por aí vai!

    O melhor q vcs, gremistas, tem a fazer é aproveitar o momento do cara, e não pegá tão forte com o cara, pois é ele (e o Vitor diga-se de passagem) q levam o time a fazer uma campanha mediana.

    ResponderExcluir