segunda-feira, 28 de junho de 2010

Que vençam todos

Apesar da famigerada Jabulani, que a toda hora desobedece aos seus chutadores, dos erros grotescos da arbitragem (cada vez mais denunciados pela tecnologia), das vuvuzelas, que sucumbem vaias, aplausos e gritos nos estádios, e da seleção do Dunga, que deverá ser campeã, esta Copa está muito legal. Mas só faltam dez jogos para que fiquemos esperando pela próxima. Como muitos já estão.

Em alguns jogos decisivos, é difícil torcer por alguma seleção, pois a maioria das equipes deveria ter mais jogos para mostrar o que sabem, para a torcida se empolgar com o espetáculo, para o país desconhecido ganhar alguma vitrine. É uma pena que tenham voltado para casa os Estados Unidos, que jogaram tão bem. Mas, ao mesmo tempo, seus algozes, os ganeses, tinham a missão de manter o continente africano vivo no torneio.

Mas Gana também vai cair, logo ali. Se não cair, cai o Uruguai, que também não merece cair. Ninguém merece cair. A Coréia do Sul não merecia cair. A Inglaterra, com Mick Jagger na torcida, não merecia cair. Talvez os franceses e os italianos merecessem. Até porque, fizeram a final da última edição, o que dá alguns anos de sangue doce pela frente. O sofrimento é menor.

Por querer uma final entre Brasil e Argentina, tive que torcer pela equipe de Messi e Maradona eliminar os mexicanos. Mas os mexicanos foram raçudos, também mereciam permanecer. Claro que só a eminência do fim da festa faz com que ela seja tão valorizada. Se ela se repetir só de quatro em quatro anos então, nem se fala. Mas o fim de uma participação em Copa é deveras melancólico e comovente.

A comoção com os derrotados é parte indispensável do show da Copa. A cada apito final, uma nação fica triste e desacreditada. Mas, sem perda de tempo, logo encontra um novo time para torcer, seja por proximidade geográfica ou afinidade cultural. Sempre se está torcendo por alguém. Nem que seja apenas para repetir a amena tristeza da derrota no futebol.

Um comentário:

  1. Bah, até eu que pouco (ou nada)entendo de futebol ando torcendo e arriscando palpites... inclusive participando de bolões, os quais perdi todos até aqui!
    O título está muito coerente com o teu texto, hehe...e de fato todo mundo se comove com os que caem ou estão prestes a cair. Meu pai, por exemplo, sempre torce pros mais fracos ou pros que estão sendo roubados pelo juiz...num instinto justiceiro que acompanha os torcedores...

    Impressionante oq o evento ocasiona!!! Medo do futebol!!!

    ResponderExcluir